terça-feira, 10 de agosto de 2010

Incêndio destrói vegetação de fazenda do grupo de Eike Batista

O repórter Vinícius Assis, da afiliada da TVGlobo em Campos, acompanhou o incêndio na fazenda do grupo LLX, controlado pelo empresário Eike Batista. Veja detalhes da matéria no In360:

Um incêndio em São João da Barra destruiu cerca de 5Km² de vegetação. O fogo começou numa área destinada a preservação ambiental do Porto do Açu. O incêndio se espalhou e colocou em risco a vida de quem mora em fazendas próximas.

Foi preciso um helicóptero para combater o fogo. O sobrevoo só foi feito no domingo de manhã. Foi quando os bombeiros puderam calcular o tamanho da destruição na fazenda que pertence ao Porto do Açu, em São João da Barra.

A fazenda Caruara tem cerca de 5 mil hectares. É onde fica a restinga de Iquipari, tida por ambientalistas como um santuário ecológico. Foi comprada pela empresa LLX para ser uma área de preservação ambiental, como obriga uma lei federal para dar licenças à grandes empreendimentos. Mas o que a gente viu é que depois de mais de vinte horas, o fogo ainda estava destruindo parte da vegetação.

O vento espalhou ainda mais as chamas e a fumaça, dificultando os trabalhos. Com abafadores e água, os bombeiros tentavam acabar com focos do incêndio.

Funcionários da empresa também ajudaram. Ainda não se sabe o que causou o incêndio, que começou no sábado. Os bombeiros tentaram impedir que as chamas avançassem para outro lado. Porém, não conseguiam chegar ao foco.

Cerca de 40 homens combateram as chamas durante quase 30 horas. Os focos já foram controlados e a empresa disse que vai fazer uma perícia para investigar as causas do incêndio.

Nenhum comentário: