quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CHOPINÍSSIMO

O ano de 2010 marca as comemorações mundiais do bicentenário de nascimento do grande compositor polonês Fryderyk Chopin (1810 – 1849), o primeiro poeta do piano e signo do “Grande Romantismo” do século 19. A abertura das celebrações do ANO CHOPIN no Brasil será no dia 22 de fevereiro – aniversario do compositor -, às 19h, com o projeto CHOPINISSIMO – Chopin o poeta do piano, no Teatro SESI/Rio, Av. Graça Aranha, 1. Entrada franca.

CHOPINISSIMO – Chopin o poeta do piano integra o Programa Oficial das celebrações internacionais do ANO CHOPIN, promovido pelo Comitê Chopin 2010, com o objetivo de mostrar ao mundo a imagem da Polônia hoje, através da música do compositor polonês. Recebeu o apoio do Ministério da Cultura e da Herança Nacional da Polônia, do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, da Embaixada da Polônia no Brasil, dos Consulados em São Paulo e Curitiba, do Instituto Fryderyk Chopin de Varsóvia. O projeto será realizado em abril em Curitiba e em maio em São Paulo.

Criado e dirigido por Eli Rocha, da RS Comunicação, CHOPINISSIMO inclui um concerto-cênico que terá o privilégio de reunir num só espetáculo artistas consagrados como o ator Fernando Eiras, dando vida à Chopin em mais uma de suas extraordinárias performances, a pianista Linda Bustani (premiada pianista com projeção internacional) e, a jovem e promissora mezzo-soprano Carolina Faria.

Com roteiro assinado pela filósofa e escritora Viviane Mosé, Chopin, lendo trechos de cartas e diários, através do ator Fernando Eiras, contará sobre a nostalgia da pátria, a chegada e o sucesso nos salões de Paris, a ruptura do noivado com Maria Wodzinska e, o momento mais marcante de sua vida: a paixão avassaladora pela Baronesa de Dudevant, conhecida nos meios literários como George Sand.

No repertório musical, serão apresentadas pela pianista Linda Bustani, obras pouco tocadas como: Mazurca opus 7 nº 1, Valsas opus 34 nº 2 e opus 69 nº 1, Noturno Opus 27 nº 2, Scherzo nº 3, Prelúdio nº 2 e as Variações Brilhantes opus 12. A mezzo-soprano Carolina Faria cantará algumas Melodias Polonesas, para canto e piano, raramente ouvidas no Brasil.

Para que a vida e a obra do compositor polonês sejam amplamente apreciadas pelo amante da música clássica e conhecidas pelas novas gerações, o evento inclui uma exposição de fotografias de pinturas, desenhos, gravuras, partituras, documentos e objetos, cedidas pelo Instituto Fryderyk Chopin, e que será aberta no dia 22 antes do espetáculo no foyer do Teatro do SESI, até o dia 26 de março.

O crítico musical Rodolfo Valverde encerra o evento no dia 23 de fevereiro, às 15h, no Teatro SESI com um Bate-Papo com Chopin, com exibição de DVDs das apresentações dos maiores intérpretes da atualidade.

FICHA TÉCNICA:

Criação e direção musical: Eli Rocha e Liliane Schwob
Roteiro: Viviane Mosé
Produção: Vianapole
Assessoria de imprensa: RS Comunicação & Eventos

SERVIÇO:

CHOPINISSIMO – Chopin o poeta do piano
Abertura do ANO CHOPIN no Brasil
Dia 22 de fevereiro, às 19h:
- Concerto-cênico com o ator Fernando Eiras, a mezzo-soprano Carolina Faria e a pianista Linda Bustani;
- Exposição de x fotografias do Instituto Fryderyk Chopin. Visitação: de 3ª a 6ª, de 10h às 18h. Até dia 26 de março.

Dia 23 de fevereiro, às 15h:
. Bate-papo com Chopin com o crítico Rodolfo Valverde e exibição de DVDs.

Teatro SESI/Rio, Avenida Graça Aranha, nº 1 – Centro
Informações pelo telefone: (21) 2563-4163
WWW.firjan.org.br/cultura
Entrada franca.
Capacidade: 350 pessoas

Metrô: Santa Luzia

Nenhum comentário: