quinta-feira, 28 de maio de 2009
Mídia natural: uma tendência sustentável do mercado publicitário
João Casotti, do Portal Nós da Comunicação (parceiro de Plurale)
É crescente a cobrança da sociedade por iniciativas sustentáveis no mundo corporativo. Nesse contexto, surgiu uma ideia que promete revolucionar o mercado de publicidade nos próximos anos: o conceito de mídia natural. Utilizando recursos da natureza em conjunto com a habilidade artesanal é possível expor marcas por meio de intervenções renováveis, como em esculturas na areia, desenhos na grama, carimbos na neve ou gravações em madeira utilizando a luz do sol. A surpresa do consumidor ao se deparar com esse tipo de anúncio é o diferencial da iniciativa, pois garante a lembrança da empresa de forma positiva.
Anthony Ganjou, diretor da agência de mídia natural Curb, da Inglaterra, conversou com o Nós da Comunicação sobre a atitude das pessoas diante da publicidade renovável. “As reações mais comuns são perguntar sobre a propaganda, tirar fotos ou apenas ficar admirando a arte. Plataformas sustentáveis se diferenciam na desordem da propaganda moderna. As marcas estão perfeitamente conscientes da crescente importância da sustentabilidade como influência na decisão de compra do consumidor”, aponta o especialista.
Lançada em setembro de 2008, a Curb abriu seus negócios em um porão no centro de Londres com apenas dois notebooks. O sucesso veio rápido, pois, atualmente, a agência já possui em sua carteira de clientes poderosas organizações, como Nike, Adidas, Budweiser e KIA Motors. Um ano antes da inauguração, Anthony Ganjou procurou por artistas no mundo inteiro que pudessem oferecer um trabalho de publicidade com um formato totalmente sustentável. A união entre ideias criativas e mãos artesanais garantiu resultados inovadores.
“Quando começamos, muitas das mídias naturais que oferecemos ainda não existiam. Era o caso de se aproximar dos artistas e perguntar: ‘vocês conseguiriam fazer isso?’ Eles perceberam que poderiam aplicar suas competências em uma nova indústria, cujo potencial lucrativo os atraiu para a empresa. Hoje, todo o grupo de trabalho operacional trabalha exclusivamente para a Curb”, conta o diretor, que arrisca previsões para a próxima década no mercado publicitário.
“Acredito que a mídia natural tem o potencial de se transformar em uma categoria milionária. Este segmento tem se apresentado muito eficaz em qualquer lugar que é utilizado e, neste momento, estamos apenas arranhando a superfície de suas possibilidades”.
Anthony Ganjou destaca ainda a utilidade da mídia natural para a formação da reputação empresarial. “Sustentabilidade e ética são essenciais para a construção dos valores da marca e das vantagens competitivas da organização. Nós pretendemos estar na vanguarda dos meios naturais e sustentáveis”, conclui.
A entrevista completa com Anthony Ganjou será um dos destaques do Ciclo Comunicar Sustentabilidade. Entre 15 e 22 de junho, o Nós vai dedicar todo o seu conteúdo ao tema. Não perca!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário