quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Chico Mendes, 20 anos depois


11/02/09


Thati Pereira

Museu do Meio Ambiente - Jardim Botânico

Série de eventos com temática ambiental em homenagem a um dos maiores símbolos mundiais da luta pela preservação e pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia

O evento, que ocorre em uma área de aproximadamente 400 m2 do Museu do Meio Ambiente (Jardim Botânico), lembra também a passagem dos 20 anos do assassinato de Chico Mendes, ocorrido em 22 de dezembro de 1988 em Xapuri no Acre. "A causa pelo qual ele lutou e morreu, para preservar a Amazônia, não é uma causa de nenhuma pessoa específica ou país. É uma causa global. Sua mensagem precisa ser continuamente disseminada", lembra Elenira Mendes, filha do seringueiro e curadora do projeto. A realização é uma parceria do Instituto Chico Mendes com a Will Marketing Comunicação.
A intenção do evento é desenvolver atividades que promovam conscientização, mudanças de atitudes e ações práticas que objetivem uma relação mais harmônica com a natureza. A organização segue princípios e orientações compromissados com a sustentabilidade, num projeto aliado com atividades e merchandising ético e ambientalmente corretos. Parte do material utilizado será reciclado.
EXPOSIÇÃO
Com curadoria de Elenira Mendes, filha de Chico Mendes, idealização de Alberto Bardawil e João Uchôa, e, cenografia da artista plástica Ana Durães e da Ciclo Design. A exposição "Vinte anos sem Chico Mendes" conta ludicamente a história do seringueiro.
Em outro espaço está o acervo de fotos, que serão projetadas em painéis. Intervenções de Ana Durães ocupam um terceiro plano, transformando a idéia de que a semente plantada pelo ambientalista precisa da participação das pessoas para crescer, tendo como base a sustentabilidade, a informação e a ecologia. Ambientes da casa do seringueiro em Xapuri (Acre) serão retratados conceitualmente num quarto espaço, com a intenção de receber os visitantes demonstrando a simplicidade da vida dos seringueiros. Neste local haverá ainda a projeção de imagens e áudios possibilitando momentos de reflexão sobre a causa ambiental e a missão do líder seringueiro.
DATAS: 10 de fevereiro a 15 de março de 2009
HORÁRIOS: 10 às 17 horas
ENTRADA: Franca
Obs: O museu não abre as 2ª feiras, no dia 15 de fevereiro e durante o Carnaval

Nenhum comentário: