segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Amazonas Film Festival


10/11/08


Do Portal Amazônia

Foto da Amazônia de Margi Moss


MANAUS - A exuberância dos rios e florestas da região amazônica encantaram os artistas, diretores e produtores nacionais e internacionais da 5a. edição do Amazonas Film Festival. Eles estiveram reunidos neste domingo (09), em um passeio de barco até o encontro das águas, promovido pela organização do evento como parte da programação. O encontro das águas dos rios Negro e Solimões fica a uma distância aproximada de 9 a 10 quillômetros da capital do Amazonas, Manaus.


No percurso realizado de barco, a beleza dos rios e florestas deixam encantado qualquer visitante, como define a atriz global Maria Flor: "Estou impressionada com a dimensão e proporção desse lugar, é maravilhoso. É a primeira vez que venho a Manaus, mas voltarei outras vezes com mais tempo para conhecer melhor o local".Maria Flor está no elenco do filme "Chega de Saudade", da diretora Laís Bodanzky, que será apresentado durante a homenagem ao cinema brasileiro na programação do festival.Da mesma opinião se declara a atriz, também global, Daniele Suzuki, quando define a região. "É um presente de Deus!". A atriz revela que já esteve em Manaus em outras ocasiões e conhecia um pouco da região, mas o passeio a deixou mais perto da natureza. "É um milagre da natureza essa região. Eu sempre quis fazer esse passeio e estou encantada".


Consciência ambiental


As atrizes lamentam apenas a falta de uma consciência maior em relação à preservação da Amazônia. "Quando eu estava no avião, notei do alto a dimensão do desmatamento. São áreas que parecem campo aberto. Falta mais cuidado com esse local maravilhoso. A produção de novos produtos florestais deve ser feita com consciência para não prejudicar o ambiente", declara Maria Flor.


A atriz Gabriela Duarte, que também estava no grupo de globais que realizava o passeio, afirmou que faz um trabalho individual em defesa do meio ambiente. "Eu procuro agir com consciência para preservar a natureza. A luta é de todos e o trabalho pode ser feito também de forma individual".

Mas não foram só as brasileiras que ficaram impressionadas com a beleza da Amazônia, o ator russo Vyacheslav Krikunov, protagonista do filme "Captive", que está na Mostra Competiviva do festival, descreve o local de forma empolgante. "É a primeira vez que visito a Amazônia e nunca tinha visto nada assim. A Europa é diferente. Estou impressionado com a altura das árvores, com o encontro das águas que não se misturam", declara o ator.


Krikunov faz um relato engraçado da forma de como pensava na região amazônica quando criança: " Eu achava que as pessoas andavam de cabeça pra baixo aqui pelo posicionamento do local no globo. Depois de um tempo, comecei a pensar que a Amazônia era uma ilha verde cercada de mar, só agora vejo que é muito mais do que imaginei".Albina Imachova, atriz protagonista do filme "Tengri", também na Mostra Competitiva, é outra que se desmancha em elogios pela região.


"Estou pasma com todo esse verde e o encontro das águas. No meu país de origem, o Kirquistão, também temos dois rios de águas de cores diferentes que se cruzam, mas não são tão grandes assim".FestivalAlém da beleza exótica da região, os atores (nacionais e internacionais) dividem o mesmo pensamento em relação ao Amazonas Film Festival. De acordo com eles, o festival é uma vitrine para que o mundo possa conhecer, além da cultura brasileira, um pouco mais do paraíso tropical que é a Amazônia.O Amazonas Film Festival vai até o dia 13 de novembro.


Mais informações clique aqui


Nenhum comentário: