terça-feira, 26 de agosto de 2008

PUC SP oferece curso sobre o Brasil africano

26/08/08
De São Paulo

Após o sucesso do curso de extensão "Desvendando a(s) África(s) - A História da África Pré-Colonial", a COGEAE oferece o segundo módulo do programa: "O Brasil Africano", que pode ser cursado de maneira independente. O objetivo do curso é proporcionar aos participantes, a partir de uma abordagem multicultural e multiétnica, a discussão dos processos históricos em que os africanos estiveram envolvidos desde a travessia do Atlântico até a sua participação na construção da sociedade brasileira.

O curso pretende contribuir para a atualização de professores de diferentes disciplinas do ensino médio e fundamental, ajudando na implementação efetiva da lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana nas escolas. O programa permite que os professores aprofundem seus conhecimentos de forma substantiva, com aporte acadêmico, e adquiram certificação na área de uma instituição reconhecida como a PUC-SP.

As aulas, em que serão apresentados conteúdos novos e atualizados sobre o assunto, terão duas partes. A primeira será expositiva, enquanto a segunda será reservada para exercícios que incluam a análise de diferentes fontes históricas, como textos, fotografias, gravuras, objetos materiais, mapas etc., que possam ser aplicadas pelos professores em sala de aula. Portanto, além de tratar de temas como a história e a cultura africanas, o curso fornecerá subsídios para a pesquisa acadêmica e o desenvolvimento de metodologias específicas para cada nível de ensino.

Com carga horária de 32 horas, o curso vai abordar questões fundamentais para a compreensão da história dos africanos no Brasil, destacando-se a sua importância para a formação da sociedade e da cultura brasileiras.

A professora que irá ministrar as aulas, Regiane Augusto de Mattos, é autora de artigos em revistas acadêmicas sobre africanos no Brasil e lançou recentemente o livro "História e Cultura Afro-Brasileira", editado pela Unesco e Contexto. Atualmente, desenvolve tese de doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP) sobre a resistência africana à dominação portuguesa no norte de Moçambique (1842-1910) e faz parte do Núcleo de Educação do Museu Afro-Brasil.

Dirigido a professores e alunos de graduação e pós-graduação em Ciências Humanas e professores de ensino fundamental e médio, o curso tem início em 06 de Setembro e aulas sempre aos sábados, das 8 às 12 horas, no campus Monte Alegre, que fica na Rua Ministro Godói, 969 - Perdizes - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Nenhum comentário: