sábado, 9 de agosto de 2008

Festival de Cinema Universitário

De 12 a 17 de agosto - Cine Olido (SP)

O Festival Brasileiro de Cinema Universitário chega à sua décima terceira edição consolidado – e como o principal no Brasil , totalmente voltado para o audiovisual produzido nas universidades de todo o mundo, com um importante papel não apenas como plataforma de exibição, mas como ponto de encontro, discussão e avaliação dos caminhos de ensino do cinema e do audiovisual nacional.

O Festival selecionou 380 curtas produzidos em todos os formatos e divididos por mostras e programas - Mostras Competitivas (nacional e internacional), Mostras Informativa, Homenagem, Ex-alunos e Infantil, oficinas, palestras e debates. Serão exibidos trabalhos inéditos, premiados em festivais do Brasil (Brasília, Cine Ceará, Femina 2008 etc) e do mundo (Cannes 2008, Los Angeles, Tailândia, etc), trabalhos realizados com participações mais que especiais: Paula Braun, Etty Fraser, Lourenço Mutarelli, Antonio Calloni entre outros.

O Festival tem por tradição homenagear personalidades ligadas ao ensino de cinema. Este ano o homenageado é o professor e cineasta Nelson Pereira dos Santos, criador do Curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense, primeiro curso de cinema do Brasil, que comemora 40 anos em 2008.

Berço de jovens e novos talentos, passaram pelo festival nomes como Laís Bodanzky (Bicho de Sete Cabeças), José Roberto Torero (Como Fazer um Filme de Amor), Eduardo Valente (Um Sol Alaranjado), Philippe Barcinski (Palíndromo e A Janela Aberta) e Esmir Filho (Tapa na Pantera e Saliva).

Nenhum comentário: