segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Números preocupantes do trânsito do Rio


Do Rio Como Vamos
Foto de Edmilson Silva, Colunista de Plurale

Na Semana Nacional do Trânsito – que iniciou neste domingo (18) e vai até o dia 25 – levantamento do Rio Como Vamos com base em dados de licenciamento de veículos do DETRAN-RJ mostra que o município do Rio tem atualmente um veículo em circulação para cada 2,7 habitantes. Até julho deste ano havia 2,4 milhões de veículos de todos os tipos licenciados na cidade, 72,9 mil a mais do que em dezembro de 2010. Nos últimos cinco anos, o aumento da frota foi de 19,4%, o que, para o RCV, chama a atenção para a importância das políticas de transportes que estão em elaboração e execução pelo poder público e que precisam consolidar as alternativas para desafogar o trânsito da cidade.

O levantamento mostra que, só os carros de passeio, que em julho eram 1,8 milhão (42,9 mil a mais do que em dezembro), correspondem a 77,6% da frota total da cidade. De 2006 a 2010, são 14,6% automóveis a mais. Já o número de ônibus cresceu 24,9%, de 12,3 mil para 15,4 mil, o que pode sinalizar para o reforço do transporte coletivo na cidade.

Outro dado relevante é aumento do número de motos neste mesmo período, que chegou a 55,2%. Em 2006 eram 133,2 mil motocicletas licenciadas. O ano de 2010 fechou com 206,7 mil. Para o RCV este aumento deve ser visto como um motivo de preocupação sobretudo para as autoridades responsáveis pela gestão e segurança no trânsito, devido à maior gravidade que os acidentes envolvendo motociclistas costumam apresentar.

Conheça outros indicadores da cidade no site do Rio Como Vamos: www.riocomovamos.org.br.

Sobre o Rio Como Vamos

O Rio Como Vamos é um movimento de cidadania que propõe a mensuração e divulgação de indicadores da qualidade de vida no Rio de Janeiro. Sua meta é municiar a sociedade com informações para que ela possa exigir a melhoria nos serviços prestados pela administração pública. Inspirado no bem-sucedido Bogotá cómo Vamos – desenvolvido na capital colombiana há mais de dez anos e que é reconhecido naquele país como o programa responsável pela melhoria da qualidade de vida e pela eleição de uma seqüência de três prefeitos com bom desempenho – o movimento carioca foi lançado no dia 28 de agosto de 2007, por representantes da sociedade civil e empresários. Seu objetivo é mobilizar a população para fiscalizar a evolução da qualidade de vida na cidade.

A ideia nascida na capital colombiana se espalhou por outros países da América Latina, formando uma rede de cidades com objetivos comuns, como Cali, Cartagena e Medelín (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Quito (Equador) e Santiago (Chile). No Brasil, o movimento já está presente em 35 cidades, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo – a primeira cidade brasileira integrante da rede, onde ganhou o nome de Nossa São Paulo: Outra Cidade –, Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador e Ilhéus (BA), Santos (SP), Vitória (ES), além de Niterói e Teresópolis (RJ).

O sistema de indicadores do Rio Como Vamos engloba 13 temas: Saúde; Educação; Transporte; Violência e Segurança Pública; Pobreza e Desigualdade Social; Meio Ambiente; Lazer e Esporte; Cultura; Habitação e Saneamento; Inclusão Digital; Trabalho, Emprego e Renda; Orçamento e Vereadores. Para se chegar a esses indicadores, o grupo técnico do movimento definiu uma série de critérios, tais como a forma como a população poderá utilizar as informações; a possibilidade de desagregação dos dados para que seja avaliada cada região e/ou bairro; a existência de uma série histórica; entre outros. A ideia é, a partir desses indicadores, mapear áreas da cidade e setores da administração pública que necessitam de mais atenção e investimentos.

Nenhum comentário: