domingo, 20 de março de 2011

Mesa-redonda sobre Consciência Ambiental na UFF

Alunos e professores do Curso da UFF reunidos com os palestrantes


Luiz Firmino Martins Pereira, da SEA


Sônia Araripe, de Plurale


Professor Raimundo Nonato Damasceno


Professor Jorge Luiz Sa Martins - representando o Pro Reitor de Graduacao

Álvaro Cysneiros, do Movimento Niterói como vamos e Professor Ivan de Oliveira Pires, do Dept. de Análise Geoambiental do Instituto de Geociências da UFF


Alunos do novo curso prestando atenção às palestras


Geral do auditório


Participamos no último dia 21 de março de interessante mesa-redonda na Universidade Federal Fluminense (UFF).

A UFF lançou curso de graduação em Ciência Ambiental. Foram 30 vagas através do Vestibular para o 1º semestre de 2011, além de disponibilizar 10 vagas para reingresso e transferência de alunos. Com uma carga horária total de 3.190 horas, o tempo esperado de formação são quatro anos, em turno integral, contemplando 360 horas de estágio supervisionado, 120 horas de trabalho de conclusão de curso, 240 horas de atividades complementares, 300 horas de disciplinas eletivas e optativas e 2.170 de disciplinas obrigatórias. O curso é oferecido pelo Instituto de Geociências – IGEO, no Campus da Praia Vermelha, em Niterói.

Foi realizada a Semana de Integração da Turma 2011 no período de 14 a 18 de março, encerrando na sexta-feira, quando foi realizada a mesa-redonda “Consciência e Práticas Socioambientais”. O evento foi organizado pela Coordenação do Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental, do Instituto de Geociências da UFF. A coordenadora do curso, Professora Patricia Almeida Ashley, buscou na proposta do evento, convidar representantes com destaque nacional e internacional e de diferentes segmentos da sociedade do Estado do Rio – acadêmico, governo, empresarial, mídia e Terceiro Setor.

Os alunos ouviram palestras de vários representantes de diferentes segmentos ligados à Sustentabilidade: Maria Lúcia Willemsens, diretora-superintendente da da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa; Luiz Firmino Martins Pereira, ex-presidente do Instituto Estadual do Ambiente, hoje subsecretário-executivo da Secretaria de Estado de Ambiente; Raimundo Nonato Damasceno, professor da UFF; Álvaro Cysneiros, do Movimento Niterói como vamos e a jornalista Sônia Araripe, diretora de Plurale em revista e Plurale em site. A moderação foi do Professor Ivan de Oliveira Pires e a coordenação da Professora Patrícia Almeida Ashley. Maria Lúcia mostrou o case da Cultura como empresa socialmente responsável; Firmino contou para os jovens como é a vida de uma autoridade na área ambiental e a relevância da gestão pública efetivamente participativa; outro tema foi a perspectiva da integralidade e interdisciplinaridade no conhecimento e inovação científico da Ciência Ambiental abordado pelo Professor Damasceno; Cysneiros apresentou o Niterói como vamos e Sônia mostrou a relevância da mídia ambiental.

Perguntas super pertinentes de plateia atenta sobre RIO+20, gestão de resíduos sólidos, Baía de Guanabara, etc.

Valeu! Postamos aqui algumas fotos do evento.

Nenhum comentário: