sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bicharada à solta



Intervalo da novela Passione. Com o horário político, o relógio marcava ontem (16/09) 21h40. Entra, do nada, sem pedir licença, um desenho animado. Pensei que alguma das crianças tinha trocado o canal, em uma distração momentânea dos mais velhos. Que nada! Era Globo mesmo e era um desenho animado sim.

Sem qualquer explicação. Um áudio confuso, mal dava para entender. E não justificava o que era, a que veio.

Enfim, alguns segundos depois (ou teria sido mais do que um minuto?) vem a explicação: trata-se da Galera Animal, com a explicação que trata-se de um "projeto alimentado pela Nestlé".

E alguém entendeu algo?? O som do filme em 3D é praticamente incompreensível. Tigre de bengala branco, hipopótamos, e até uma aranha falando com sotaque francês!

Para completar, é bom registrar a falta de foco: neste horário até pode ter algumas crianças acordadas, mas não era melhor pensar em um horário menos nobre, mas que fosse realmente infantil? Ou se é para todos os públicos, não era melhor uma abordagem menos sofisticada?

Nos informamos na rede e descobrimos que trata-se de "uma campanha de conscientização ambiental para qualquer idade". E mais. De acordo com os criadores do filme "é um programa de entretenimento que trata da sustentabilidade, meio ambiente e das relações humanas de forma inusitada, e em horário nobre da TV, a fim de atingir grande público. É uma maneira de levar esse assunto para todas as pessoas, em vez de deixá-lo restrito aos ambientalistas e formadores de opinião.”

Sei, sei...mas se o objetivo era este, talvez fosse melhor falar dos nossos brasileiríssimos ararinha azul, do macaco bugio, do tamanduá, do lobo guará...Ou pensar em outra ação realmente mais efetiva pela sustentabilidade. Quem sabe consultar os ambientalistas e formadores de opinião.

A fauna e o público, sensibilizados, agradeceriam.

Nenhum comentário: