segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Marina Silva no PV



31/08/09

Foi neste fim de semana a filiação da senadora Marina Silva ao Partido Verde (PV).

Ela disse que conheceu o partido através de Chico Mendes. E, mais uma vez, humildemente, disse que ainda não é candidata à Presidência da República.

- Me sinto honrada com o convite para ser candidata a presidente, mas essa decisão é para 2010 - afirmou Marina.

Saiba todos os detalhes e pode até assistir o vídeo clicando aqui, no site do PV.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ondas de calor

Esta notícia é preocupante. Estudo indica que as pessoas com mais de 60 anos de idade são as mais vulneráveis às ondas de calor, com 82% a 92% mais mortes do que a média nesta faixa etária.

O alerta é do colega Henrique Cortez, do EcoDebate. Clique aqui e saiba mais.

Apitaço do Greenpeace

Do Greenpeace Brasil

Começa neste sábado (29/8) a contagem regressiva para a conferência que vai definir o que mundo fará para combater as mudanças do clima. Vamos às ruas cobrar dos nossos governantes medidas urgentes.

O Greenpeace faz neste sábado (29/8) a primeira atividade de uma série que será desenvolvida ao longo dos cem dias que antecedem a 15ª reunião da Convenção do Clima (CoP15), que será realizada de 7 a 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca. Essa é uma reunião histórica, onde serão definidas as medidas de cada país no combate às mudanças do clima. O papel do Brasil nessa negociação é fundamental, já que somos o quarto maior emissor de gases do efeito estufa, que causam o aquecimento global. Além disso, o país figura entre as dez maiores economias do mundo, possui recursos naturais como a floresta amazônica e um grande potencial de geração de energias renováveis.

Relógios gigantes instalados em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Manaus farão a contagem regressiva para a reunião de Copenhague. Belo Horizonte, Recife e Brasília também participarão da primeira mobilização pré-CoP15: um “barulhaço” para acordar os governantes para a urgência do tema. (Confirma os horários e locais abaixo).

“A sociedade não pode assumir um papel passivo e apenas acompanhar as negociações sobre o clima de longe. O que está em jogo é o futuro da humanidade e cada um tem o dever de fazer alguma coisa, por nós mesmos e pelas nossas gerações futuras”, diz o coordenador da campanha de clima, João Talocchi. “Toda a população está convidada a participar. É só trazer apito, panela, tambor, enfim qualquer coisa que possa contribuir para o nosso toque de despertar.”

Quem for até os locais da mobilização também vai poder assinar um abaixo- assinado direcionado ao presidente Lula pedindo para o Brasil:

- Zerar o desmatamento da Amazônia até 2015 e apoiar a criação de fundo financeiro internacional para apoiar este objetivo (mecanismo Florestas pelo Clima);

- Garantir que pelo menos 25% da eletricidade sejam gerados a partir de fontes renováveis de energia como vento, sol, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas até 2020 e apoiar a transferência de tecnologia entre os países;

- Transformar pelo menos 30% do território costeiro-marinho do Brasil em áreas protegidas até 2020;

Moradores de outras cidades também podem se mobilizar, assinando a petição e participando de outras atividades on line que em breve estarão no ar.

Confirma a programação:

São Paulo
Parque do Ibirapuera (portão 10)
Das 13 às 15 horas

Porto Alegre
Usina do Gasômetro
Das 15 às 17 horas

Salvador
Farol da Barra
Das 15 às18 horas

Manaus
Praça da Polícia
18 às 19 horas

Rio de Janeiro
Praia de Copacabana (em frente ao Copacabana Palace)
Das 17 às 19 horas

Belo Horizonte
Praça da Savassi
Das 10 às 12 horas

Recife
Pracinha de Boa Viagem
Das 9 às 12 horas

Brasília
Parque da Cidade
Das 10 às 13 horas

Em caso de chuva, as atividades serão canceladas.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Marina fora do PT


19/08/09

Agora é oficial: a senadora Marina Silva confirmou sua saída do PT, abrindo espaço para negociar com o PV e tornar-se candidata à Presidência da República, com plataforma verde.

Imperdível a carta que Marina entregou para o presidente do PT, Ricardo Berzoni.

O colega Altino Machado, do Blog da Amazônia (Terra Magazine) divulgou a íntegra. Leia aqui.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Recomendamos

18/08/09

Nosso time de colunistas de Plurale tem sido muito elogiado.

Conheça todos clicando aqui.

Vários têm seus sites e blogs. Recomendamos todos.

Apenas para citar alguns aqui vão os endereços:

Orlando Lima
http://www.janusconsult.com.br/

Fábio Rocha
http://www.damicos.com.br/

Marcus Quintella
http://www.marcusquintella.com.br/

Paulo Lima
http://www.sergipe.com.br/balaiodenoticias/

Adriano Pires
http://www.cbie.com.br/

Edmilson Silva
http://www.fotolog.com.br/edmilsonsilva/42590975

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Rio, por Dila Vidal















14/08/09

Dila Vidal é artista jovem, de primeira.
Acaba de lançar nova coleção, inspirada no Rio de Janeiro.
Confiram!

Rio eu gosto de você... Cristo Redentor, braços abertos....Pão de açúcar...
Se tiver interesse em saber preços e sobre outros quadros pode falar com Monica Pinho pelos telefones (21) 2609-1302/ (21) 9973-8359 ou pelo e-mail monicapinho63@gmail.com.

14/08/09


Em vez do PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país, o FIB (Felicidade Interna Bruta), um conjunto de indicadores destinado a medir o bem-estar da população. O FIB é uma proposta inovadora para se mensurar o progresso e a qualidade de vida, que surgiu em um pequeno país asiático localizado entre a China e a Índia, o Butão. Esse indicador hoje vem sendo estudado em diversas partes do mundo, por empresas como a Natura, governos (o do Canadá, por exemplo) e organizações, inclusive as Nações Unidas (ONU).

O rei do Butão, Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, e o 1º ministro daquele país, Jigme Thinley, deverão vir a Foz do Iguaçu, no Paraná, no dia 19 de novembro deste ano, para participar da 5ª Conferência Internacional sobre o FIB. Os butaneses escolheram o Brasil para esta edição da conferência, que será realizada em Foz do Iguaçu, a convite da Itaipu Binacional. A conferência ocorrerá logo após o 6º Encontro Cultivando Água Boa, onde serão apresentados os resultados desse programa socioambiental, resultado de parcerias entre a empresa, prefeituras, órgãos federais e estaduais e a comunidade da Bacia do Paraná 3.

A responsável pela organização da conferência é a psicóloga e antropóloga americana Susan Andrews, coordenadora do FIB no Brasil. No ano passado, ela organizou em São Paulo a 1ª Conferência Nacional do FIB. As conferências são a forma que os butaneses encontraram para divulgar o sistema, hoje baseado num modelo de bem-estar que leva em conta quatro pilares, nove domínios e 72 indicadores de felicidade.

Web 2.0 na Vale

A Vale lança, hoje, em seu website ( www.vale.com ), uma página de convergência que reúne informações sobre o universo da empresa em ferramentas Web 2.0. Com apenas um clique é possível acessar canais como o YouTube, a Wikipédia e o Google Maps. O projeto possibilita à empresa compartilhar conhecimento por meio do uso dessas novas tecnologias e se aproximar das comunidades que fazem parte das redes sociais da internet.

A Vale também criou a Widget Vale, uma ferramenta exclusiva que o internauta poderá instalar no computador e, por meio dela, ter acesso rápido e atualizado a informações e serviços da empresa em um ambiente único. Este aplicativo permite ao usuário saber, em tempo real, notícias, releases divulgados, a cotação das ações da Vale, a previsão do tempo de cidades brasileiras, além de links para oportunidades de estágio, emprego ou programas de treinamento.

Construção sustentável

Poli/UFRJ fará seminário sobre construções sustentáveis

A Escola Politécnica da UFRJ e o GBC Brasil (Green Building Council Brasil) organizarão, na próxima segunda-feira (24), o Seminário Sustentabilidade na Construção. O seminário contará com apresentações do GBC sobre três casos de destaque relacionados a construções sustentáveis, além de uma palestra da Eletrobrás.

As apresentações serão feitas por engenheiros e arquitetos diretamente ligados aos projetos que serão exibidos, como o caso do CENPES II, que será apresentado pelo próprio arquiteto do edifício, o professor Siegbert Zanettini. Latour Capital e Ventura Towers serão os outros dois cases do seminário. Todos possuem certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

O evento é voltado para estudantes de Engenharia e Arquitetura interessados em construções sustentáveis e acontecerá das 8h às 16h30, no auditório André Rebouças (sala D 220).

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Abelha rainha


13/08/09

Esta é muito divertida, em meio ao noticiário pesado da política e economia.

Betina Barros, do Valor Econômico, nos conta que estão alugando abelhas nos EUA. Um negócio lucrativo.

Leia todos os detalhes clicando aqui.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Clóvis Rossi

12/08/09

Somos fãs de carteirinha do colega Clóvis Rossi. A coluna dele hoje, na Folha, está imperdível. Sobre a candidatura de Marina Silva, sustentabilidade e o futuro do Brasil.

Educação


12/08/09




Bom artigo do economista Paulo Rabello de Castro hoje sobre a importância da Educação. Na Folha.

A opinião do Governador Maggi

12/08/09

Pela relevância do personagem e do estado que administra - Governador Blairo Maggi, do Mato Grosso -, vale ler hoje a reportagem do colega Patrick Cruz, com informações também da Reuters.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Game Set & Match




07/08/09

Boa opção para Mari e a turma toda da Paulicéia! Obra clássica, encantadora, em inglês e de graça. Gui Magalhães, doublé de jornalista, ator, produtor, diretor e um pouco mais, nosso amigo de anos, está dirigindo a peça.


"O público é peça chave no espetáculo Game Set & Match, que está em cartaz no Teatro Cultura Inglesa-Higienópolis até 23 de agosto, em São Paulo. No início da peça, um voluntário da platéia é convidado a sortear qual papel será interpretado pelos atores José Luiz Jr. e Rodrigo Haddad. Depois de definir o começo da trama, o público ainda escolhe qual dos dois finais quer ver no palco.

O texto é uma livre adaptação da peça Sleuth, escrita em 1970 pelo autor inglês Anthony Shaffer. Há ainda elementos da versão para cinema de 1972 com Sir Laurence Olivier e Michael Caine e da refilmagem de 2007 com o próprio Caine e Jude Law.

Em uma das tramas mais inteligentes já criadas, cheia de reviravoltas desencadeadas por disputas mortais, o popular escritor de livros de mistério Andrew Wyke vive em um mundo de jogos e estratégias. Ao descobrir a existência do amante de sua esposa, Milo Tindle, convida-o até a sua casa para alguns drinks e uma intrigante proposta.

Com direção de Guilherme Magalhães, o espetáculo é em inglês e gratuito. Acontece aos sábados às 20h e aos domingos às 19h, com duração de 90 minutos. Ainda há um debate, também em inglês, após os espetáculos dos domingos, em que diretor e atores dividem com a platéia os desafios e detalhes da montagem."

GAME, SET & MATCH

Teatro Cultura Inglesa-Higienópolis – Av. Higienópolis, 449
De 1º a 23 de agosto – Sábados às 20h e Domingos às 19h
ENTRADA FRANCA – EM INGLÊS – 90 min.


Contato para imprensa
Guilherme Magalhães
(11) 9983-1634
guifmaga@terra.com.br

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Muito interessante

05/08/09

Muito interessante também a entrevista de outro brilhante colega jornalista, Rosental Calmon Alves, professor da Universidade do Texas, hoje, no Estadão.

Sobre a censura dos áudios no caso do filho do senador José Sarney, pelo desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Recomendamos a leitura. Clique aqui e veja.

Sempre Marina


05/08/09



A senadora - e ex-ministro do Meio Ambiente - Marina Silva pode se candidatar à presidência da República, concorrendo pelo PV.

É o que ela mesma admite hoje, em entrevista à Isabel Braga, de O Globo. Clique aqui e leia.

O colega Leandro Mazzini, titular do Informe JB, na edição de hoje, trata do mesmo tema. Você pode ler a coluna clicando aqui.