sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Hora de Acordar o Planeta

Na Segunda-Feira, 21 de setembro (ou dias anteriores ou posteriores ao 21) você estará entre milhares de realizadores da Hora de Acordar em comunidades de todo o mundo. Usando despertadores, telefones celulares e ações divertidas, sua ação será parte de um movimento global sem precedentes para ajudar a impedir as mudanças climáticas catastróficas.

A comunidade Avaaz, trabalhando com parceiros globais, criou uma ferramenta online para mapear centenas de eventos que serão realizados - e divulgando o mapa para pessoas interessadas em participar nas ações climáticas com uma única mensagem: que nós queremos que nossos líderes vão ao encontro da ONU em Copenhague em dezembro e assinem um tratado justo, ambicioso e vinculante que impedirá uma mudança climática catastrófica (leia abaixo para obter mais detalhes). Temos a tecnologia e as soluções para resolver a crise climática, mas precisamos mostrar aos nossos líderes que os cidadãos de todo o Mundo querem ação AGORA!

Você pode cadastrar qualquer tipo de evento - seminários, caminhadas, plantio de árvores, bicicletadas - mas indivíduos que estão participando, podem optar em seguir o nosso roteiro simples de mobilização relâmpago. A mobilização relâmpago (em inglês flash mob) é um grupo de pessoas que se junta de repente em um lugar público, realiza uma ação não usual por um tempo curto, e então se dispersa rapidamente: http://pt.wikipedia .org/wiki/ Flash_mob

Porque estamos fazendo essa ação agora

O mundo precisa ser despertado para a mudança climática. Em setembro haverão vários encontros dos líderes globais e estas são oportunidades perfeitas de conseguirmos chamar a atenção do mundo. Nosso plano é revigorar e aumentar as expectativas sobre esses encontros através de um despertar global no dia 21 de setembro em países do mundo todo.

Nós não podemos deixar o mundo caminhar para a catástrofe climática. Governos devem tomar decisões cruciais na cúpula das Nações Unidas e na reunião do G20, para que haja um acordo justo, ambicioso e vinculante em Copenhage em dezembro. Queremos fazer tanto barulho no dia 21 de setembro, que a nossa Hora de Acordar o Mundo chegue aos ouvidos das lideranças!

O quê estamos dizendo e o que reivindicamos? Principais pontos para explicar a campanha quando falar com um representante do governo ao telefone:


Explique que este evento faz parte de uma ação internacional chamada Hora de Acordar, que está reivindicando aos governos mundiais que seus chefes de estado compareçam ao encontro da ONU sobre o clima que acontecerá em dezembro em Copenhage. Diga que pedimos um acordo climático que seja JUSTO, AMBICIOSO E VINCULANTE
Diga quantas pessoas estão participando do seu evento
Pergunte para ele se é possível conversar sobre isso oficialmente com algum representante do presidente/primeiro ministro
Se eles disserem não, peça-os para registrarem a ligação e comunicar a mensagem para a liderança encarregada
Agradeça a eles por te escutarem e reitere novamente que a liderança nacional deve reivindicar um acordo justo, vinculante e ambicioso em Copenhage


Se a linha estiver ocupada, peça para as pessoas ligarem mais tarde ou no dia seguinte, quanto mais ligações melhor! É possível que em muitos países nós provoquemos pane no sistema telefônico isso não será um problema porque nós continuaremos ligando para garantir que sejamos ouvidos!

A importância desta campanha

As mudanças climáticas estão colocando a vida na Terra em grande perigo. Ainda há tempo de construir um mundo mais verde e mais seguro. Mas o tempo está passando. Em dezembro, os líderes mundiais se reunirão em Copenhagen para decidir o nosso destino.

No dia 21 de setembro nós acordaremos os líderes mundiais fazendo tanto barulho que quando eles se encontrarem em Nova York e em Pittsburgh, o Acordar ainda estará reverberando. Nós vamos solicitar às nossas lideranças para irem à Cúpula das Nações Unidas e para o encontro do G20 para acordarem um financiamento, de modo que um tratado sobre o clima mundial seja forte e satisfatório! . Reivindicações da Campanha COPENHAGE: Um acordo ambicioso, justo e vinculante para o planeta
Queremos que as nossas líderes políticos estejam presentes em Copenhage e hajam com histórica liderança, alcançando um tratado que seja:

JUSTO: com os países pobres que não causam as mudanças climáticas mas que são os que mais sofrem com ela

AMBICIOSO: o suficiente para que o planeta esteja a salvo para todos nós

VINCULANTE: com objetivos reais que podem ser legalmente monitorados e exigidos

Segue abaixo a linha do tempo no período entre a Hora de Acordar o Mundo e a Cúpula de Copenhague




A Hora de Acordar está sendo coordenada pela Avaaz.org e pela Campanha Tic Tac - uma aliança global sem precedentes realizada entre organizações da sociedade civil, sindicatos, grupos religiosos e indivíduos, todos reivindicando um justo, ambicioso e vinculantedo acordo climático global.

Obrigado por dispor do seu tempo e energia organizando esse evento. Nós só conseguiremos parar a mudança climática se nos unirmos e mostramos ao mundo que queremos ação.

Nenhum comentário: