quinta-feira, 2 de julho de 2009

Da Holanda


02/07/09

Por Anita, (Amsterdan, Holanda)



Esperando meu ônibus pra ir trabalhar me deparei com essa enorme mancha rosa num pôster me olhando. Dormindo ainda e com pressa mal me dei conta do que se tratava. E como o verão chegou prefiro aproveitar os raios de sol matinal que ficar nessa proteção do ponto de ônibus. Só que esses impressos estão por todo lado que nem praga. Fui olhar o que era: um chiclete mascado podrão, ainda enfeitado com bolinhas de cuspe no chão e embalado com uma linda e fofa fitinha cor fúcsia. O texto diz: "Não faca do seu chiclete um presente para os outros". E um textinho: "Com a mesma facilidade você pode jogar na lixeira".

Para bom entendedor meia palavra basta. E' um apelo de forte componente visual (que praticamente dispensa maiores explicações) e dirigido também aos turistas que invadem as grandes cidades holandesas especialmente durante o verão - época de maior produção de lixo. Isso prova que mesmo em lugares ditos "civilizados" a educação dos cidadãos e' um processo contínuo, que não termina nunca. Campanha simples e bem humorada, de apelo universal... Ameiê !

Nenhum comentário: