sexta-feira, 5 de junho de 2009

Protagonistas de um novo e sustentável mundo


Sônia Araripe
Editora de Plurale


Várias ONGs sérias, com belos trabalhos em defesa do meio ambiente, divulgaram protesto alertando que há pouco o que comemorar hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente. Leia mais aqui, em Plurale em site, que apresenta hoje, e nos próximos dias várias matérias especiais sobre o tema.

Sem dúvida, os ecologistas têm lá suas razões. Estão em discussão algumas mudanças que podem jogar por terra (literalmente) conquistas árduas. Porém houve - é preciso considerarmos - um imenso avanço nesta seara. Leis aprovadas, regras severas para quem transgride ou não obedece. Rigor e multas para poluidores. E também no nosso dia-a-adia. Ninguém sentia culpa ao jogar óleo na pia da cozinha ou admitir que sacolas plásticas eram práticas e ainda serviam para jogar o lixo fora. Empresas, governos e pessoas incorporaram práticas relevantes. Mudaram a rotina e passaram realmente a se preocupar não só com a sua forma de produção, mas também com o planeta.

Não tem jeito: é preciso mudar, e rápido, as regras do jogo. Estivemos ontem em debate inteligente e simpático promovido pela professora Bernadete Almeida (também colunista de Plurale) para alunos da ESPM-RJ, parte da Semana de Meio Ambiente. Muito interessante. Como parceiros da mesa redonda estavam lá o comunicador Luiz Gaulia, da Rebouças & Associados, um craque em comunicação empresarial voltada para a Sustentabilidade, com passagens em várias corporações. Também o consultor ambiental Anderson Nascimento, da Dinâmica da Terra.

Gaulia mostrou o estudo recente, divulgado pelo Greenpeace, alertando para empresas que, de alguma forma, podem estar contribuindo para o desmatamento da Amazônia. Você pode conferir este trabalho e as respostas das empresas em Plurale, clicando aqui. Eu falei sobre mídia e sustentabilidade. Mostrando o relevante trabalho feito pelos colegas - e também por Plurale em revista e em site - ao relatar este Brasil em transformação. Anderson, da Dinâmica, advertiu que as empresas devem cuidar do lado social e ambiental antes das crises. Até para ficar dentro do mercado. Financiamentos e contratos importantes hoje exigem estas práticas.

Tudo muito, tudo muito bem. No entanto, a estudante Flávia, com aquela generosa curiosidade e ansiedade de todo jovem inteligente, questionou: "Fico muito apreensiva. Seremos os publicitários deste novo planeta, em um novo modelo. E como comunicar se não será mais possível consumir da forma de hoje?"

Flávia, você está certíssima. Como está, não será mais possível. Mas também não vamos todos nos descabelar e prometer que jamais entraremos de novo no shopping ou na internet para compras. Nem que a publicidade acabou. Não é isso. Temos que consumir. Temos que manter a roda se movimentando. Mas de forma sustentável. E tudo precisará girar em torno desta órbita. Também a publicidade. O casal pai-pai do anúncio do Nebacetin, como já foi apresentado aqui, é um belíssimo exemplo. Diversidade, respeito, e por aí vai. As professoras Bernadete e Patrícia Reis confimaram que o desafio é mesmo imenso, mas pode ser sim transposto.

Admirável novo mundo. Comprou um celular última geração? Recicle o velho. Dê para alguém ou devolva em local apropriado para que seja reciclado. Roupa nova? Dê alguma antiga. Saiba se a carne que você compra não vem de área de desmatamento e se o carro é realmente econômico e pouco poluente como a montadora indica na publicidade.

Há esperança. Claro que sim. Você, Flávia, como tantos outros jovens, inteligentes, sensíveis e antenados, inclusive os meus filhos, serão protagonistas e construtores deste novo planeta sustentável, que todos os dias manda S.O.S. Jovens de diferentes classes sociais e raças. Juntos, consolidando uma só rede. Devem se tornar pessoas mais solidárias, com ética e princípios firmes como devem ser. Voluntários onde for preciso e possível. Protagonistas de mudanças e defensores de boas práticas. A minha geração fez sua parte. Não sei se da forma e na intensidade que devia. Mas fez parte do trabalho. Agora é a vez de vocês! Boa sorte, Flávia!

Um comentário:

Marcia Dias disse...

Vale parabenizar instituições de ensino, como a ESPM, pela organização da Semana do Meio Ambiente. Especialmente por se tratar de público que trabalha comunicação, responsável por ajudar a formar opiniões e, sobretudo, hábitos.