quarta-feira, 15 de abril de 2009
Como escrever para web
Do Portal Nós da Comunicação (nosso parceiro)
Como escrever para a web
Guillermo Franco
Editora: Centro Knight para Jornalismo nas Américas
Publicação: 2009
Resenha:
O novo livro de Guillermo Franco apresenta exemplos práticos sobre como escrever para publicações on-line, além de oferecer material de pesquisa de diversas fontes. O trabalho, mais do que apenas um manual, pretende ser um ponto de partida para a formação de um completo guia sobre como escrever para internet, com contribuições de jornalistas da América Latina e Caribe. As edições em espanhol, inglês e português do livro podem ser baixadas gratuitamente em formato PDF. Desde a publicação, a obra já foi acessada mais de 17 mil vezes.
Nós Recomendamos:
"Quem veio com defeito de fábrica e não nasceu já com um pentium instalado no cérebro vai entender o que falo. Somos legítimas espécies da geração da máquina de escrever e do telex. Isso, telex. Fax veio depois e os primeiros eram tão grandes que precisavam ter uma sala para guardá-los. Nos últimos 20 anos, precisamos nos adaptar aos novos tempos com uma velocidade fenomenal. Primeiro veio o computador, o celular, o DVD e tantas outras inovações. Mas é máquina, só máquina, diziam os mais céticos. Como assim? E que máquina! Mudou também a forma de pensar e de escrever, é claro. Redigir de forma interessante para a web é um desafio e tanto. O livro de Guilherme Franco, apoiado pelo Centro Knight, do meu inestimável guru Rosental Calmon Alves sempre antenado e plugado é, neste sentido, uma dádiva em meio ao deserto de bits e bytes. Vai muito além do manual e dá dicas preciosas para os ainda incautos e neófitos como eu. Vivo aprendendo, me plugando um pouco a cada dia. O mais genial é que a obra pode ser baixada, de graça, em português, espanhol e inglês. Se já caímos na rede, um dia viramos peixes. Digitais, por favor."/ Recomendado por:
Sônia Araripe, jornalista, 25 anos de profissão, é diretora de Plurale em revista e Plurale em site e sócia da S.A. Comunicação Ltda., prestando serviços e consultoria para várias empresas na área de Comunicação e Sustentabilidade. Ao longo de sua carreira, atuou no ‘Jornal do Brasil’, no qual foi editora de Economia e chegou à editora-executiva, no ‘Jornal do Commercio’, na Agência Broadcast, em ‘O Estado de S. Paulo’, em ‘O Dia’, na Rádio FM O Dia, na ‘Revista Conjuntura Econômica’ e na ‘Revista Forbes Brasil’. Conquistou vários prêmios jornalísticos. Tem MBA em comunicação empresarial pela PUC-Minas. Foi assessora de imprensa da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg) e trabalhou na Gerência de Imprensa da Vale.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário