terça-feira, 2 de setembro de 2008

Última semana da exposição “Bomba Atômica – 1945: Hiroshima e Nagasaki” no Memorial do Imigrante

02/09/08
De São Paulo

Para quem não viu ainda, esta é a última semana da exposição Bomba Atômica – 1945: Hiroshima e Nagasaki no Memorial do Imigrante, órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, localizado no bairro da Mooca. Até o dia 07 de setembro a mostra que é uma parceria entre o Memorial do Imigrante e a Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil e da Associação Hibakusha – Brasil pelo Paz, lembra ao mundo o ataque nuclear que devastou as cidades de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945.

A exposição traz 58 painéis que apresentam didaticamente o que é uma bomba atômica, como é construída, seus efeitos e danos causados nas cidades e suas populações. “São imagens fortes, que chocam quem as vê, como as do momento da explosão e o que restou depois”, diz a historiadora do Memorial Soraya Moura. A mostra é composta também por 16 objetos originais e réplicas de materiais atingidos pela explosão (roupas, utensílios domésticos etc).

“Neste ano, em que se comemora o centenário da imigração japonesa no Brasil, esta é a oportunidade de conhecer melhor uma história, tão impactante para o Japão e para o mundo. Uma homenagem aos imigrantes japoneses sobreviventes da bomba que vivem hoje no Brasil”, finaliza a historiadora.

Memorial do Imigrante
Exposição: “Bomba Atômica – 1945: Hiroshima e Nagasaki”
Data: até 07 de setembro de 2008
Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca.
Tel.: (11) 2692-1866 – www.memorialdoimigrante.sp.gov.br
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 17 horas.
Ingressos: R$ 4,00 e ½ entrada. Grátis para maiores de 60 anos e menores de 7.

Nenhum comentário: