quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Nasce uma revista plural

Todos nós cansamos, sem que para isso fosse necessário fazer movimento ou assinar qualquer documento sobre o assunto, de ouvir de empresas e empresários que a mídia não abre espaço para notícias boas, só quer escândalo ou negócios, como compra e aquisição, e sobretudo disputas concorrenciais. Portanto, segundo esses mesmos interlocutores, a mídia fica fechada às boas notícias, como os trabalhos sociais e ambientais que executam. Foi assim, então e depois de experiência acumulada de mais de duas décadas, em várias redações, e também porque igualmente a todos os cidadãos fomos chamados a participar de uma reflexão global que toma corpo sobre sustentabilidade - que resume à indagação: Qual planeta deixaremos para seus futuros habitantes? -, é que eu (Carlos Franco) e Sônia Araripe (jornalista de primeiro time e amiga de longa data) decidimos arregaçar as mangas, longe das redações, e elaborar um projeto. Um projeto de mídia que trouxe as notícias boas e alertassem para as ruins, dentro do contexto da responsabilidade, individual e coletiva, social, econômica e ambiental. Depois de muita discussão, decidimos que ele deveria ser abrangente, que não se limitasse às questões ambientais, que também abrisse espaço para as inclusões sociais e econômicas, a responsabilidade que cada um de nós tem como nossos pares, além da fronteira dos lares - aos quais dedicamos todo o nosso afeto e o que de melhor podemos planejar e executar com visão de futuro. Chegamos, então, à conclusão de que não poderia ser projeto conjugado no singular, mas no plural. Buscamos o radical latino dessa palavra mágica - a palavra que une e agrega - e chegamos à Plurale.
Nova batalha se desenhou diante de nós. Para ser plural, realmente no plural, teríamos, ainda que sem estrutura financeira sólida, buscar conjugar a idéia com nossos pares e o fizemos. O resultado não poderia ser mais exitoso. Trouxemos nesse esforço e para participar do projeto amigos também de longa data, jornalistas que sempre atuaram no mercado com competência e visão de futuro. O texto sensível de Múcio Bezerra,que os leitores de O Globo e Jornal do Brasil dos bons tempos certamente sentem falta. A empolgação de Isabel Capaverde, especialista em cultura e informática, e de Vírginia Silveira, que durante anos escreveu sobre Aviação, Ciência, Tecnologia e Assuntos Militares na Gazeta Mercantil, hoje morando em Madri. O olhar de olhos meigos e puxados de Yume Ikeda. A sensibilidade de Renata Mondelo, que hoje mora na Suíça, e continua, como sempre, atenta à lançamentos literários, ao consumo ético e à verdadeira febre sustentável que tem raízes na Comunidade Européia. A visão arrojada de Ivna Maluly, também experiente repórter da Gazeta Mercantil, que está na Bélgica, mais amigos que temos ao redor da Terra, dispostos a enviar notícias de outras partes, que buscam recompor a parte Terra, o planeta, para que todos, no plural e não no singular, possamos viver melhor. Geraldo Samor, ex-correspondente do Wall Street Journal no Brasil, hoje consultor de fundos de investimento internacionais, é outro que veio em nosso socorro, de primeira hora, sugerindo, participando ativamente de todas as discussões. No caminho, se agregou Matilde Silveira, que corrigia com imensa paciência e cuidado os meus e os erros da Sônia para que os leitores do Jornal do Brasil pudessem ler, no passado hoje distante, reportagens mais claras, mais objetivas. Também nessa trajetória, tivemos reencontros, com o Marcelo Pinto, jornalista de primeira, pai de duas lindas crianças, e sempre atento ao que ocorre ao redor. Nessa caminhada, chegamos ao Henrique Bertinni, homem de marketing e consultoria, que assumirá a área comercial de Plurale.
Também contamos, nessa largada, com o apoio generoso de empresas que, com seus anúncios, asseguraram a viabilidade do projeto. Seguimos em frente. Não sabíamos em meados de junho se partiríamos para a internet, se teríamos condições de paralelamente lançar uma publicação impressa. As idéias foram amadurecendo. Somos frutos, como qualquer um que se permitir ler essas linhas, daquilo que plantamos. A Plurale, portanto, é o fruto da colheita. E se materializará não apenas na internet, na qual se dedica com arte e talento um dos melhores profissionais de sua geração, premiado em festivais como El Ojo Iberoamerica e em outros de webdesigner, Guilherme de Deus (www-guideus.com.br), autor de sites primorosos para Alfa-Romeo, Fiat, Telemig Celular, Palácio das Artes, e o da Revista Publicittà.
Tiago Ribeiro, repórter do http://www.revistapublicitta.com.br/ foi um dos primeiros a ficar empolgado com a possibilidade de também ampliar o leque dos assuntos com os quais lida no dia a dia. Assim, estavámos prontos. Mas começamos a ser convidados, por amigos, inclusive patrocinadores, a avaliar a possibilidade de uma revista impressa. Conseguimos, também com amigos que nos acompanham há anos, negociações favoráveis para asssegurar gráfica e papel. Desenhamos com Marcelo Begosso, diagramador criativo, profissional competente, com o qual convivemos em O Estado de S. Paulo, a um projeto gráfico de grande efeito visual e de fácil leitura. O papel couché se apresentou como a opção ideal, devido às fotos, belíssimas, que começamos a coletar.
Só que ouvimos de outros tantos amigos, pessoas de marketing de empresas que buscam a sustentabilidade, que essa não seria a opção correta. Voltamos atrás. Orçamos a impressão da revista em papel reciclado - lamentavelmente mais caro que o couché - , mas era o que deveria ser feito. E assim, agora com o projeto desenhado, a um passo de ir para a gráfica, com o site ganhando seus contornos, estamos, eu e Sônia, trabalhando mais, assim como todos os nossos parceiros, mas certos de que lançaremos produtos de qualidade. Tanto o site como a revista e, para tal, continuamos a contar a ajuda de tudos, a agregar mais, a cada vez mais conjugar no plural as nossas ações.
Estamos negociando, nesse momento, a distribuição. Está em fase final, também exitosa por força dos amigos, daqueles com os quais aprendemos a conviver e a respeitar. Os desafios maiores estão ainda por vir. Mas estamos certos de que poderemos contar com todos, em especial com aqueles que lutam por boas notícias, por um planeta sustentável. Também nesse terreno, a Plurale, tanto o site que, em breve, poderá ser acionado nos endereços http://www.plurale.com.br/ e http://www.revistaplurale.com/ , como a revista que, em páginas de papel reciclado, tratá boas histórias, de pessoas e de empresas. Também nesse caso, os dois produtos, buscam ao tratar do assunto, a sua sustentabilidade, para tal sugestões serão bem vindas, sejam críticas, podem até ser ácidas, ou colaborações.
Que venha, então, outubro. Muitos outros outubros, para que possamos dividir esse espaço plural que, em breve, lançaremosl com todos, na devida conjugação do verbo pelo qual optamos batizar esse projeto.
Até outubro,
Carlos Franco (carlosfranco@plurale.com.br) - Jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense, com passagens pelas redações dos jornais Última Hora, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil. Ex-professor da Faculdades Helio Alonso (Facha) e ex-editor do Informa, do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Rio, e colaborador de diversas publicações. Hoje, editor do site wwww.revistapublicitta.com.br e consultor de imagem e treinamento de mídia de empresas e empresários.
Sônia Araripe (soniaararipe@plurale.com.br) - Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com passagens pelas redações de Jornal do Commércio, O Dia, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, onde começou como repórter, foi editora de Economia e chegou à Editora-executiva, além das assessorias da Federação Nacional de Seguradoros Privados e de Capitalização (Fenaseg) e da Companhia Vale do Rio Doce. Tem vários prêmios, como o White Martins pela denúncia do Caso Nahas, em 1990 e o Prêmio da Assoação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (Abamec-RJ) como melhor jornalista de Economia e Finanças, em 2004. Hoje, edita coluna especializada em Logística no portal Espaço Conhecimento, colabora com várias revistas especializadas e dá treinamento de mídia para empresas e empresários.>