terça-feira, 21 de outubro de 2008

Franciscano


Sônia Araripe e Carlos Franco


Convivemos ao longo de nossa trajetória profissional de tantos anos com várias fontes. Diversas. Em todos os sentidos. De diferentes matizes, de diversidade ideológica, de perfis distintos.
Algumas marcam. Para sempre. Dr Arthur Sendas foi um exemplo. Sóbrio, discreto, franciscano. Sempre muito acessível e solícito. Um legítimo franciscano. Lembro-me bem de sua posse na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Prestigiadíssima. E ele ali. Tranqüilo, discreto.

Agradecia, em todos os seus discursos, a Deus, São Judas Tadeu e Nossa Senhora da Rosa Mística. Soube perceber quando o segmento impunha mudanças e vendeu parte do controle do grupo para o Pão de Açúcar. Continuou trabalhando. Era um patrão do tipo que não se vê mais hoje.

Próximo dos funcionários, dos jornalistas, do povo: voz baixa, sempre pronto para ajudar. Apoiar. Era o "Seu Arthur" para os milhares de funcionários. Ninguém merece, mas ele, especialmente, não merecia ser vítima desta tragédia. Sua biografia tem, na nossa visão, um fim muito mais poético.
Fica aqui, nossa humilde e sincera homenagem.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Plurale, um ano


16/10/08
Foto de Ismar Ingber


Plurale em revista, com foco em Sustentatabilidade, completa um ano com edição especial que acaba de sair. A publicação bimensal - editada por Sônia Araripe e Carlos Franco - conta com equipe no Brasil e no exterior. Nesta edição especial há vários destaques. Como matéria especial sobre os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente de Nicia Ribas e Maria Helena Malta; entrevista com Lucinha Araújo, da Sociedade Viva Cazuza por Marcelo Pinto; um perfil emocionante de policial militar que faz ações sociais contado por Isabel Capaverde e reportagem de capa sobre o uso de bicicletas para aliviar o transporte caótico em grandes centros, com vários relatos do exterior. Impressa em papel reciclado, com design arrojado e moderno, Plurale tem se firmado como publicação de destaque no debate sobre Meio Ambiente e Terceiro Setor, voltada principalmente para empresas e projetos que rendam boas histórias.
O projeto também inclui portal (http://www.plurale.com.br/), com atualização diária, que é destaque no segmento com belo visual e conteúdo próprio e de parceiros. Ao longo de todo o mês de outubro, Plurale em site trará matérias especiais da edição de um ano, as melhores de edições anteriores e novidades.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Espetáculo em homenagem a Cartola também em SP


07/10/08
O centenário de Cartola foi tema central da edição 4 de Plurale em revista


Espetáculo inédito com Elton Medeiros,
As Damas do Samba e Quinteto Afonso Machado

Participações especiais de Paulinho da Viola,
Zé Renato, Márcia, Théo de Barros e Paulino Dias


O dia 11 de outubro de 2008 marca os cem anos do nascimento, no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, do compositor Angenor de Oliveira, o Cartola. Não há, no mundo da música, quem não reverencie o gênio do compositor da Mangueira. Para marcar a data, o Teatro FECAP apresenta um espetáculo inédito, especialmente criado para a ocasião, com o grande compositor e intérprete Elton Medeiros, amigo e parceiro de Cartola em sambas antológicos. Cartola 100 Anos – O Centenário de um Mestre terá três apresentações nos dias 10, 11 e 12 de outubro, no Teatro FECAP (Av. Liberdade, 532, tel. 3272-2277 - http://www.fecap.br/).

No elenco, além de Elton Medeiros, as pastoras As Damas do Samba, o Quinteto Afonso Machado e as participações especialíssimas de Paulinho da Viola (no dia 10), o cantor Zé Renato (no dia 11), a cantora Márcia e o violonista Théo de Barros (no dia 12) e o percussionista Paulino Dias (nas três apresentações).

No repertório dessas três noites serão interpretados alguns das mais belas canções de Cartola como: Sofreguidão (Cartola/Elton Medeiros), Sim (Cartola/Oswaldo Martins), Cordas de aço (Cartola), Acontece (Cartola), Partiu (Cartola), Tive sim (Cartola), Peito vazio (Cartola/Elton Medeiros), Mulher fingida (Cartola/Bide), Chega de demanda (Cartola), Sala de recepção (Cartola), Tempos idos (Cartola), Corra e olhe o céu (Cartola/Dalmo Castelo), Vale do São Francisco (Cartola), Alvorada (Cartola/Carlos Cachaça/Hermínio Bello De Carvalho), Injúria (Cartola/Elton Medeiros), As rosas não falam (Cartola), Divina dama (Cartola), O mundo é um moinho (Cartola), Amor proibido (Cartola), Não quero mais amar a ninguém (Cartola/Carlos Cachaça/Zé Da Zilda), Quem me vê sorrindo (Cartola/Carlos Cachaça), Alegria (Cartola), O sol nascerá (Cartola/Elton Medeiros),

O espetáculo tem roteiro de Elton Medeiros e Afonso Machado, direção musical e arranjos de Afonso Machado e produção executiva de Alexandre Raine.

Última semana para assistir Univvverrsso Gentileza


07/10/08


Espetáculo que resgata a filosofia do profeta urbano fica em cartaz até o dia 12 de outubro na lona do Crescer e Viver, na Praça Onze

Trabalhar a mensagem de Gentileza na linguagem circense e fazer com que suas idéias retornem ao seu solo primeiro. Este é o grande desafio do espetáculo da ONG Crescer e Viver: Univvverrsso Gentileza, que estreou no dia 28 de agosto e fica em cartaz até o dia 12 de outubro. A montagem, que conta com patrocínio da Petrobras - por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura - e tem direção de Gambá Jr, é uma adaptação do livro Univvverrsso Gentileza, de Leonardo Guelman.

Mais do que apresentar a figura teatral do Profeta Gentileza e a força da sua máxima "Gentileza gera gentileza", o espetáculo do Crescer e Viver mergulha na tensão contemporânea para provocar a reflexão: será que podemos viver de outra forma? Gentileza, personagem inscrito na memória popular do país, com suas pregações pelas cidades, tornou-se ícone de uma postura mais humana e gentil.

A temporada de Univvverrsso Gentileza - com apresentações de quinta a sábado, às 20h - vai até o dia 12 de outubro, quando uma apresentação extra, no domingo, comemorará o dia das crianças. O espetáculo tem preço popular, R$10, e estudantes, idosos e classe artística pagam meia.

Univvverrsso Gentileza
Datas: de 28 de agosto a 12 de outubro
Dias: de quinta a sábado
Horário: 20h
Local: Lona de Circo Crescer e Viver - Rua Benedito Hipólito S/Nº (em frente à estação do Metrô da Praça Onze)
Tel: 3972-1391
Ingresso: R$10 (meia para estudantes, idosos e classe artística)
CLASSIFICAÇÃO LIVRE

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Festival de Cinema Ambiental em SP


02/10/08


São Paulo (SP)


Vencedores da 10a. mostra realizada em Goiás abordam temas mundiais como destruição da Amazônia (foto de Margi Moss) e exploração de petróleo.


Papel dos madeireiros e fazendeiros nas queimadas na Amazônia; a poluição e crimes causados pela exploração de petróleo na Nigéria; a parceria de uma tribo africana com insetos; a transformação urbana da região do rio Yangtze (China) após a construção da hidrelétrica de Três Gargantas.

Esses e outros temas fazem parte do cardápio de documentários da primeira edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) em São Paulo. A versão paulista da mostra criada em 1999 em Goiás traz para a Sala Crisantempo, na Vila Madalena, (rua Fidalga, 521), os vencedores do 10o. festival que acontece em Cidade de Goiás (GO) - terra da poeta Cora Coralina.


O evento acontece entre os dias 8 e 10 de outubro (quarta, quinta e sexta-feira) e conta com produções do Brasil, França, Grécia e Dinamarca - são oito filmes em horários diversos. São oito filmes (curtas, médias e longa metragens) que trazem novas pautas ambientais para o cotidiano dos profissionais e estudantes do setor.Confira aqui a programação (clique no banner do Festival). A Sala Crisantempo tem 70 lugares e recomenda-se chegar com antecedência para pegar senha. O Fica é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da ONG Crisantempo, e tem apoio do Greenpeace.