quarta-feira, 30 de julho de 2008

Faça amor em versão verde


Esta é só para maiores.


O Greenpeace internacional fez um vídeo muito interessante - e erótico - para defender as florestas


Clique em




O objetivo é não permitir a importação de madeira ilegal na Comunidade Européia.


Consumo consciente

O Programa de Mestrado da (ESPM SP) vai promover nos dias 11 e 12 de Agosto, o 6º Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo. Reunirá pesquisadores e estudiosos do mercado para discutir o impacto e o papel da mídia na sociedade de consumo, o posicionamento da Publicidade, e como o indivíduo (cidadão) lida com a "cultura de consumo" - inserida na sociedade de capitalista e globalizada - sem se deixar alienar.

Além disso, teremos a presença do jornalista ambiental André Trigueiro, do Rio de Janeiro, que falará sobre sustentabilidade e ações imediatas a favor do ambiente, considerando que, apenas, um, em cada três consumidores brasileiros têm consciência do seu consumo diário, segundo pesquisa do Instituto Akatu.

É um evento acadêmico e que visa a geração de conhecimento. É gratuito e aberto ao público.

Isso é que é viagem

30/07/08

Parece que não falta mesmo mais nada. Um jornalista com espírito aventureiro - e bota aventureiro nisso! - está fazendo uma trip e tanto.
Vejam o relato:

O jornalista e antropólogo Eduardo Fenianos, o Urbenauta, que realiza desde o dia 26 de abril a expedição Uma Viagem pelo Brasil em 365 casas conta suas aventuras e impressões sobre a expedição nacional pelos cinco cantos do país no programa Revista Eldorado, que vai ao ar de sábado para domingo, à 1h da manhã, na Rádio Eldorado AM. O Revista pode ser ouvido também durante a programação de sábado na rádio.

A expedição que já passou pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, segue rumo ao norte, desvendando e redescobrindo o Brasil. Eduardo quer desbravar o país e mostrar o lado social que não é só aquele que o turista conhece. Em sua expedição, Eduardo se hospeda e se alimenta na casa de moradores das regiões, absorvendo dessa forma a realidade brasileira. Serão rodados cerca de 40.000 km de automóvel, mais de 5.000 km utilizando barcos ou balsas e aproximadamente 1.000 km a pé.

O resultado desta pesquisa será dois livros: um de fotografia e outro contando suas histórias, desde as mais emocionantes até as mais pitorescas. Além dos livros e informações coletadas, Fenianos quer figurar no livro dos recordes como a pessoa que dormiu no maior número de casas diferentes.

Em cada capital que o Urbenauta chega, ele tem que cumprir 5 desafios:

1. Encontrar seu Marco Zero.
2. Alcançar os 4 pontos cardeais da cidade desbravada, revelando sua realidade social, cultural e ambiental.
3. Dormir na casa de um morador folclórico.
4. Comer/dormir nas casas dos moradores, caso não consiga ele deverá dormir na rua.
5. Revelar um lado diferente, inusitado e até inacreditável da capital visitada.

O Urbenauta faz sua expedição nacional pilotando a Urbenave, um Space Fox grafitado e equipado com computador, mini-geladeira, armário para roupas e material de escritório, além de câmeras de monitoramento que ficarão ligadas 24 horas por dia. Eduardo conta também com a companhia de seu aparelho de GPS, modelo DOT B 400, da Navisystem. O uso do navegador é indispensável em sua expedição, pois o aparelho tem mais de seis mil cidades cadastradas no Brasil e também oferece mais de 320 mil pontos de interesse, como bancos, estacionamentos, padarias, postos de gasolina, restaurantes, aeroportos e hotéis, divididos em subcategorias que facilitam a seleção e ainda fornecem os números de telefones dos locais através do aparelho.
Pelo site www.urbenauta.com.br, o internauta pode acompanhar o dia-a-dia da expedição, ver fotos das cidades visitadas, saber da localização da urbenave, como também indicar para o Urbenauta o que sua cidade tem que nenhuma outra no planeta tem e convidá-lo para dormir em sua casa.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Imagens e palavras



25/07/08

Sônia Araripe


Editora de Plurale em site

Há amigos que a gente acaba perdendo um pouco o contato mais próximo na corrida do dia-a-dia. Mas continuam sempre lembrados e próximos. Do lado esquerdo do peito, como canta nosso mestre Milton Nascimento.


Edmilson Silva é um destes. Baiano arretado, inteligente que só, trabalhamos juntos algumas vezes, ele enveredou por outras cidades, outras "praias" e perdemos um pouco o contato.

Felizmente, retomamos agora! Jornalista dos melhores na área científica, Edmilson é também poeta, fotógrafo bamba.

Está lançando exposição na semana que vem. Vale conferir.

Nos manda um texto dele e outro da sobrinha, Bárbara Copque, doutoranda em Antropologia Visual pela Uerj e autora do BLOG > http://email.terra.com.br/cgi-bin/vlink.exe?Id=ek3VfcKIurT/vBgFvuM4DTYeV4MMd8nkYYslTBOGXrw8236tG2o0Jg%3D%3D&Link=http%3A//olharouvirescrever.blogspot.com/. Ela também tem um flog, em http://www.flickr.com/photos/copque

Vamos lá prestigiar o baiano bom de Imagens e Palavras!

Imagens e palavras em ritual de sensibilidade

Das reflexões acerca da fotografia, a mais assertiva é a de que toda fotografia nos faz pensar, pois carrega algo do objeto fotografado, carrega o pensamento daquele que a produziu e o pensamento de todos aqueles que para ela olharam. A imagem fotográfica é uma estrutura que nos conecta às palavras e às coisas, assim como um haicai.Edmilson Silva, com seu olhar para o simples, para o sem importância ou o pequeno, provoca-nos uma inspiração poética e nos propõe, com suas fotografias e haicais reunidos na exposição Imagens e Palavras, despertar dentro de nós um "estado do olhar", não mais e apenas como uma reflexão ou ato individual, mas, como um ritual, eminentemente sensual e sensível.

Serviço:Exposição Imagens e Palavras, de Edmilson Silva.

Curadoria: Eliane Gesteira

Promoção: Centro Cultural do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Abertura: 31 de julho, às 12hPeríodo: 31 de julho a 20 de Agosto

Local: Saguão da entrada principal do Hospital do FundãoEndereço: Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255 Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ
........................

Conversa entre foto e imagem

Bárbara Copque

"Sem medo de contrariar o velho ditado popular chinês sobre a desnecessidade das palavras como companheiras das imagens, Edmilson Silva usa haicais e crônicas para embalar ou explicitar fotografias. Desse modo, por exemplo, a silhueta de um par de tênis, dependurado propositadamente na fiação elétrica urbana, tendo como fundo um painel com cores vibrantes, ganha o título de tênis noir e os seguintes versos: Depois de passear / pelo arco-íris, o homem / livrou-se (permanentemente) dos sapatos.

A conversa entre foto e texto está presente na maioria das 24 cenas da exposição Imagens e Palavras, que será aberta às 12h do dia 31 de julho e fica em cartaz até 20 de agosto, no saguão da entrada principal do Hospital do Fundão. Esta é a primeira invidual do fotógrafo, cujas imagens integraram diversas coletivas, entre as quais, a mostra sobre festas brasileiras, durante o evento Santa Teresa de Portas Abertas, no ano passado.

Embora recorra ao auxílio luxuoso, à coloração própria das palavras como coadjuvante das imagens, na mostra há fotos, à maneira convencional, "silentes": caso da cena em que uma mulher e uma menina, esta de, no máximo, dois anos, estão sentadas em um ancoradouro de barcos à margem do manguezal de Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.

As imagens foram colhidas em Brasília e Rio de Janeiro e entre elas estão desde jardineiros trabalhando em um canteiro florido da Esplanada dos Ministérios, o Sol nascendo atrás da Central do Brasil, pai e filho jogando bola na chuva, roupas em um varal a secar. E por aí vai.

A curadora da exposição é de Eliane Gesteira, coordenadora do Centro Cultural do Hospital do Fundão, a partir do acervo disponível nos flogues do autor: http://email.terra.com.br/cgi-bin/vlink.exe?Id=ek3VfcKIurT/vBgFvuM4DTYeV4MMd8nkYYslTBOGXrw8236tG2o0Jg%3D%3D&Link=http%3A//www.fotolog.com/edmilsonsilva e http://email.terra.com.br/cgi-bin/vlink.exe?Id=ek3VfcKIurT/vBgFvuM4DTYeV4MMd8nkYYslTBOGXrw8236tG2o0Jg%3D%3D&Link=http%3A//www.flickr.com/photos/edmilsonsilva Segundo Eliane, na mostra, ela procurou seguir uma linha que "une a poesia das imagens, a poesia das palavras e a poesia da sonoridade das palavras".

Edmilson Silva é jornalista especializado em assessoria de imprensa na área de saúde e tem a fotografia como passatempo desde os tempos da universidade. Colheu suas primeiras imagens com uma velha Xereta, câmera quase descartável e fabricada pela Kodak, nos anos 80, como forma de popularizar a fotografia. Depois passou pela Yashica e Nikon reflex e, atualmente, utiliza uma Sony, digital, naturalmente."

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Prêmio Ford


Para ficar ainda mais abrangente a iniciativa passa a contemplar também projetos de escolas, desenvolvimento de produto e fornecedores Ford

A Ford e a Conservação Internacional (CI-Brasil) abrem as inscrições para o 13º Prêmio Ford de Conservação Ambiental. Com o objetivo de disseminar ainda mais o conceito de que preocupação com o meio ambiente também é uma maneira de fazer negócios, o Prêmio chega à 13ª edição com novo formato e passa a contar com três novas categorias.

Com inscrições abertas até 1º de outubro, o Prêmio Ford de Conservação Ambiental, considerado um dos reconhecimentos de maior prestígio do setor no País, contemplará a partir deste ano as categorias Meio Ambiente nas Escolas, Desenvolvimento de Produto e Fornecedor, além das já conhecidas Conquista Individual, Negócios em Conservação e Ciências e Formação de Recursos Humanos. O vencedor de cada uma delas receberá um troféu e R$ 20 mil (vinte mil reais), com exceção à Fornecedor – que ganhará um certificado de reconhecimento da montadora.

As mudanças promovidas este ano estão alinhadas à preocupação da Ford de incentivar cada vez mais gestões ambientalmente responsáveis. " A conservação do meio ambiente é uma prioridade dentro das ações de responsabilidade socioambiental da Ford. Por este motivo, procuramos incorporar categorias que envolvessem mais elos de nossa cadeia de relacionamento e que, por conseqüência, levassem o tema para mais perto do consumidor", acrescenta a gerente de responsabilidade social da Ford, Adriane Rocha.

O vice-presidente para a América do Sul da CI-Brasil, José Maria Cardoso da Silva, compartilha da mesma opinião. "Com essas novidades, conseguiremos maior abrangência e ampliaremos a possibilidade de transmitir a idéia de conservação do meio ambiente adiante com mais velocidade e variedade de públicos. O Prêmio deve atrair cada vez mais participantes, com a mesma qualificação observada nas edições anteriores", adiciona Silva.

As novidades

Com a categoria Meio Ambiente nas Escolas a intenção é levar a discussão para dentro da sala de aula e incentivar as ações educacionais sobre o tema. "Queremos disseminar a idéia de que preocupação com o meio ambiente deve ser premissa para esta e para as próximas gerações", explica Adriane.

Para aquecer a busca por produtos que minimizem os impactos ao meio ambiente, o uso de materiais alternativos e práticas sustentáveis, uniu-se à lista do Prêmio a categoria Desenvolvimento de Produto. Destinada exclusivamente a estudantes universitários, tem como objetivo promover o desenvolvimento de projetos para a indústria automobilística.

Já o reconhecimento para a cadeia de fornecedores produtivos da montadora, espalhados por todo Brasil, será voltado às empresas que desenvolvam práticas ambientalmente adequadas em sua rotina de trabalho, que estejam de acordo com as exigências mínimas de conservação do meio ambiente e que buscam implementar a sustentabilidade em suas ações. "Queremos destacar aquela empresa que tem a preocupação em adotar medidas que façam diferença", completa Adriane.

História

O Prêmio Ford de Conservação Ambiental foi lançado em 1996 e destaca todos os anos projetos em prol da conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável. Nos últimos doze anos, 55 personalidades e entidades dedicadas às causas ambientais já foram contempladas e cerca de 1.500 projetos foram inscritos, provenientes de diversas regiões do Brasil.

Entre os premiados, figuram os ambientalistas Niéde Guidón; Ibsen de Gusmão Câmara; Alceo Magnanini; Paulo Nogueira-Neto, e, também, entidades como o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia; o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão; a Renctas - Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens; a Comissão Pró-Índio do Acre; o Programa Globo Ecologia e a TV Cultura.

Categorias e Inscrições

As seis categorias do 13º Prêmio Ford de Conservação Ambiental estão abertas tanto para pessoas físicas relacionadas a projetos de proteção à natureza e à biodiveridade, como organizações não-governamentais, entidades comunitárias, empresas privadas, instituições de ensino infantil, fundamental e médio, bem como universidades e órgãos/agências governamentais na área de conservação da natureza no território brasileiro. Cada um dos vencedores receberá R$20 mil e um troféu em cerimônia a ser realizada no final do ano – com exceção à categoria Fornecedor, que recebe certificado de reconhecimento da montadora. Conheça as categorias:

Conquista Individual - Oferecida a indivíduos (pessoas física) que dedicaram sua vida a esforços ligados à conservação da natureza e do meio ambiente ou que já realizaram contribuição significativa e para as quais o prêmio pode servir de auxílio no seu progresso profissional.

Negócios em Conservação - Destinada a grupos comunitários ou empresas – pessoas jurídicas - responsáveis por iniciativas e implementação de projetos com excepcional significado para a conservação da natureza e, concomitantemente, para a criação de empregos, geração de renda, diminuição da pobreza, agricultura sustentável e uso racional de recursos biológicos. Também aplicado a projetos empresariais de marketing institucional, resultantes do desenvolvimento ou apoio a iniciativas de conservação.

Ciência e Formação de Recursos Humanos - voltada a indivíduos, organizações, grupos ou centros de pesquisa, privados ou governamentais, que tiveram excepcional êxito na área de ciência da conservação ou da tecnologia conservacionista. Destinado também a pessoas ou instituições que se destacaram simultaneamente na área de treinamento de profissionais brasileiros em conservação ambiental.

Meio Ambiente nas Escolas - oferecida a Instituições de Ensino de Educação Básica - nos níveis infantil, fundamental e médio – das redes pública e particular que criaram e implementaram projetos que incentivam a conservação do meio ambiente e que envolvam diretamente a participação de seus alunos.

Desenvolvimento de Produto - destinada a universitários que desenvolvam projetos para a indústria automobilística, visando a conservação da natureza e do meio ambiente. Os produtos, desenvolvidos nos referidos projetos, devem buscar a redução dos impactos ambientais e utilizar materiais alternativos e práticas de sustentabilidade.

Fornecedor – voltada a toda cadeia de fornecedores produtivos da Ford Motor Company Brasil Ltda., no Brasil, que utilizem práticas ambientalmente adequadas em sua rotina de trabalho, tais como: melhor aproveitamento no uso da água, diversificação no uso da matriz energética, redução e correta destinação de resíduos sólidos, consumo de produtos sustentáveis, etc. Terá destaque, ainda, o fornecedor que tem a preocupação em adotar medidas que façam diferença para o planeta.

Os vencedores serão selecionados por um júri formado por personalidades de destaque na área de conservação ambiental. A inscrição é gratuita e o prazo para o envio dos projetos vai até o dia 1º de outubro de 2008. Os interessados podem acessar o regulamento e o formulário de inscrição no site http://www.conservacao.org/.

Sérgio Ricardo


Esta quem nos manda é Dani Camargo, que está assessorando a polêmica e bela figura, Sérgio Ricardo. Isso, aquele mesmo do violão quebrado. Ele está lançando novo CD e vem show em breve. Confiram:


"Sérgio Ricardo está de volta. Patrocinado pela Petrobras e distribuído pela Biscoito Fino, o cd "Ponto de Partida" é uma espécie de comemoração dos quase 60 anos de carreira do artista, e traz releituras de suas músicas mais representativas. Para o projeto, o compositor e cantor se cercou de jovens e talentosos instrumentistas e deste intercâmbio nasceu o disco com 15 faixas praticamente inéditas, com arranjos e harmonia ousados. “Sem desmerecer os outros, este é meu melhor disco. Saiu exatamente como eu quis", comemora Sérgio.


O toque moderno ficou por conta dos arranjos contemporâneos compostos pelos irmãos Alain Pierre (violões), Alexandre Caldi (sopros) e Marcelo Caldi (piano e acordeon), filhos do consagrado pianista Homero de Magalhães. “Esse trabalho foi uma descoberta mútua entre gerações. Trocamos idéias e referências o tempo todo”, conta Alain. O Cd traz ainda Rodrigo Villa ( baixo), Naife Simões (percussão), Jean Dumas (conga), Ignez Perdigão (cavaquinho) e Iura Ranevski (cello). O naipe de talentos fica completo com as participações especiais de Nicolas Krassik (violino), Edu Krieger ( violão sete cordas) e Hamilton de Hollanda (no bandolin).

Outra particularidade do CD "Ponto de Partida” é que reúne, pela primeira vez , todos os filhos de Sérgio Ricardo: Adriana e Marina Lutfi, nas vozes, e o caçula de 17 anos, João Gurgel, no violão. Marina é também a produtora do cd e grande responsável por essa ponte do pai com a juventude. “O bacana dessa história é que a obra de meu pai vai ser mostrada de cara nova para gerações que praticamente a desconhessem, e pelas mãos da geração atual. Esse diálogo foi essencial para esse resultado”, ressalta Marina.

Considerado um dos precursores da Bossa Nova, Sérgio Ricardo apresenta uma nova roupagem para o gênero quando este completa 50 anos, mas avisa: "Foi uma coincidência e o cd tem bossa e muito mais . “Ponto de Partida” tem também nossa africanidade bem acentuada e expande a temática por uma abrangência mais nacional. É uma mistura de ritmos, um passeio pela minha discografia e traz um pouco de tudo, da capoeira ao baião, do afrosamba às milongas, do samba canção ao choro". O trabalho é uma espécie de antologia da obra de Sérgio Ricardo e traz músicas desde 1958 (Poema Azul e Ausência de você) até os dias de hoje como Maria do Tambá.

Tudo com ar de canção inédita.

O nome do Cd não é por acaso. "Ponto de partida" marca a retomada de Sérgio em grande estilo à cena musical brasileira. Conhecido pelo seu perfeccionismo e com mais de 30 discos gravados ao longo de sua carreira, este compositor e cantor de voz forte e 75 anos, comemora o resultado. “Este trabalho é diferente de todos os outros pelo refinamento alcançado depois de muita estrada, pelo intercâmbio enriquecedor que tive com essa nova e surpreendente geração (eu sou o único cabeça branca da turma!) e por ter meus filhos junto comigo pela primeira vez. Isso sem contar que o gravei sem fumar um cigarro sequer", completa um Sérgio Ricardo totalmente satisfeito. “E agora que houve essa troca, essa pororoca de saberes, e eu bebi da fonte da juventude, ninguém me segura!"

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Cinema Eco


Esta dica quem nos manda é nossa parceira, Márcia Pimenta.
Mostra dos filmes vencedores do Festival Inernacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que foi realizado na cidade de Goiás.
De 30 de julho a 2 de agosto, no Sesc Flamengo. Com palestra do nosso amigo André Trigueiro e de Roberto Schaeffer.
Márcia vai todos os anos e assegura que é imperdível.


Quem quiser saber um pouco mais sobre o Festival pode procurar no nosso portal clicando no link




Fica aí a sugestão.


Prêmio Instituto Guga

23/07/08

FORAM PRORROGADAS AS INCRIÇÕES PARA O PRÊMIO IGK
EM SANTA CATARINA

As inscrições para a sexta edição do Prêmio IGK – a Grande Jogada Social foram prorrogadas para até 30 de julho. Promovido pelo Instituto Guga Kuerten e patrocinado, pelo segundo ano consecutivo, pela Vivo, por meio do Instituto Vivo, a premiação destaca profissionais e organizações que desenvolveram ações sociais em 2007, contribuindo para soluções significativas no Estado de Santa Catarina. Para mais informações, acesse: www.igk.org.br.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Momento olímpico



21/07/08


Nada mais oportundo do que o lançamento do livro "1932 - uma aventura olímpica na terra do cinema", do jornalista Tiago Petrik.


Fomos colegas no JB. Hoje, ele também tem sua editora e revista: PKT.


O livro trata das Olimpíadas de 1932, realizados em Hollywood.


O lançamento será hoje, segunda-feira, dia 21 de julho, na livraria Da Conde, na Conde de Bernadote, Leblon. A partir de 19h30.




quinta-feira, 17 de julho de 2008

Novela verde

Sônia Araripe
Editora de Plurale em site


Gente, esta eu confesso que fiquei impressionada.
Novela das 20h, horário nobre, e a Globo fazendo merchandagem gratuito para o Greenpeace!

Foi na novela "A favorita".

Para quem não viu, a personagem Lara, interpretada por Mariana Ximenes, dirigia seu carro (um jipe) e bem no parabrisa tinha um plástico imenso do Greenpeace.

O vídeo mostrou várias vezes a logo.

Interessante. A Globo agora quer se mostrar verde.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Quem não gosta de samba, bom sujeito não é


Tânia Malheiros é jornalista dos bons e velhos tempos. Especialista em Energia Nuclear, cobriu, como poucos, o acordo Brasil/Alemanha. Mas também entende do riscado do samba. E tornou-se uma cantalista, ou uma jorcantora, se é que isso existe.


Quem ainda não conhece, vale conferir o dom da artista em mais um show, desta vez no Rio Scenarium, na Lapa, no próximo dia 24 de julho.




Yara Tupinambá


Mais um evento na Fundação Oscar Araripe, em Tiradentes (MG).


Vale a pena conferir.




Curso para deficientes visuais


A Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza em julho três cursos de férias com o objetivo de preparar profissionais da área de educação para dar o devido suporte a pessoas com deficiência visual. As aulas acontecerão na sede da Instituição (rua Doutor Diogo de Faria, 558 - Vila Clementino - São Paulo).


O primeiro deles é Inclusão do Deficiente Visual no Sistema Educacional, de 14 a 18 de julho, das 8h às 17h. Nas aulas serão abordados os mais variados assuntos, entre eles: Desenvolvimento e aprendizagem da criança deficiente visual (reorganização perceptiva e patologias emocionais) e Criança com deficiência visual na escola - Sistema Braille, Soroban, práticas do cotidiano, orientação e mobilidade. O valor da inscrição é de R$ 220,00 para as 40 horas de curso e o público-alvo são professores e profissionais afins.


Na semana de 21 a 25 de julho, a Fundação Dorina realiza dois cursos. Na parte da manhã, das 8h às 12h, acontece o Braille - Sistema de Leitura e Escrita. Direcionado a professores, profissionais da área educacional, familiares e demais interessados, o curso tem como objetivo oferecer noções básicas do Sistema Braille enquanto técnica de leitura e escrita da pessoa com deficiência visual. O valor da inscrição é de R$ 110,00 para 20 horas de aula.


Na mesma semana, à tarde, das 13h às 17h, será realizado o curso A Criança com Baixa Visão na Escola - Abordagem Terapêutica e Pedagógica. O objetivo é de proporcionar aos professores da área da saúde conhecimentos sobre a baixa visão e os recursos que possibilitam a inclusão da criança com deficiência visual no sistema educacional. O curso é dirigido a professores e profissionais da área de educação. A carga horária é de 20 horas semanais e o valor é o valor da inscrição também é de R$ 110,00.


Maiores informações: http://www.fundacaodorina.org.br/



Cerejeiras


De São Paulo


No mês de julho, o verde do horto florestal é camuflado em tonalidades de rosa. È a época da florada da cerejeira que poderá ser admirada, em toda sua exuberância, pelos visitantes que percorrerem a Trilha do Descobrimento, um dos locais de caminhada do parque. A cerimônia,em comemoração ao IV Festival da Cerejeira do Horto Florestal irá acontecer no próximo dia 13 de julho, com inicio às 9 horas, com a missa de São João Gualberto, santo protetor das florestas, e com um encerramento especial, às 16 horas, marcado pela apresentação da tradicional escola de samba Unidos de Vila Maria.
O visitante, no dia 13, além de admirar todas as tonalidades da florada poderá participar da apresentação de taikô, de músicas e danças, das oficinas de origami, da cerimônia do chá, da terapia floral, da exposição de orquídeas, da oficina de ikebana e de bonsai, além de desfrutar da colinária japonesa. Todas as atividades serão coordenadas pela comunidade nipo-brasileira que contará com a colaboração da Associação Cultura e Esportiva Santana e da Associação dos Funcionários e Servidores do Instituto Florestal. A realização é da Associação dos bolsistas da Japan International Cooperation Agency - JICA e do Instituto Florestal, órgão vinculado a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do Consulado Geral do Japão, da TV-rádio Nikkey , do Metrô e conta com o patrocínio do Banco Real.
O IV Festival da Cerejeira do Horto Florestal é um evento integrante do calendário oficial do Governo do Estado de São Paulo para comemoração dos 100 anos da Imigração Japonesa.

Evento: IV Festival da Cerejeira
Dia: 13 de julho - das 09 às 16 horas
Local: Horto Florestal, situado na Rua do Horto, 931, bairro do Tremembé, na zona norte da capital. Entrada

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Show em Botafogo nos dias 12 e 18 de julho


Esta veio do Dudu Feijó, colega dos tempos de Eco, da UFRJ. Poeta e músico dos melhores. Vale conferir.


Farei shows nos dias 4 (sexta que vem!), 12 e 18 de julho, com minha banda, no Espaço Cultural Maurice Valansi (Rua Martins Ferreira, 48. Botafogo. Tel.: 2527 4044. Estacionamento: vagas em frente ao Espaço Cultural, com guardador fixo; na Cobal Humaitá e no Centro Park da R. Da. Mariana, 77).

O que vai ser legal é que os shows serão fins-de-semana: sexta, sábado e sexta, respectivamente.
No repertório do show, além de músicas do meu CD, há composições novas e belas versões para alguns clássicos da MPB.

Assim, adoraria contar com a presença de todos lá, pra gente se divertir muito e 'bombar' o Espaço.

Quem quiser ouvir uma prévia do disco, é só visitar:
http://email.terra.com.br/cgi-bin/vlink.exe?Id=i8Iq6k1IhoDYSCPloTA3hs7ZOi3YoxwsboKUncS3%2B2ELOpYsLucdKg%3D%3D&Link=http%3A//www.myspace.com/edufeijo

Oficina para crianças em SP


De São Paulo


A atração disponibilizará uma Arena Esportiva para a prática de cinco modalidades olímpicas que estarão nos Jogos de Pequim

O clima olímpico contagia o Shopping Anália Franco (Tatuapé, em SP) nas férias de julho. Quem passar pelo shopping entre os dias 04 e 24 de julho poderá vivenciar as emoções de uma competição esportiva. A praça de eventos receberá uma Arena Esportiva onde crianças de 6 a 12 anos poderão conhecer e praticar cinco modalidades que farão parte dos Jogos Olímpicos de Pequim. Os esportes são: Tênis de Mesa, Badminton, Beisebol, Softbol e Voleibol.

Cada semana promete um atrativo especial. E para tornar “um dia olímpico” ainda mais especial, o evento levará ao shopping atletas de alto rendimento das respectivas modalidades, que, além de incentivar a garotada durante as clínicas, contarão um pouco de suas experiências no ambiente esportivo. “Acreditamos que educar por meio da brincadeira é sempre mais gostoso. Por este motivo o Shopping Anália Franco aproveitou o clima dos jogos olímpicos de Pequim para organizar este evento, que não é apenas divertimento. É importante transmitir às crianças que praticar esportes é essencial para se ter uma vida saudável”, explica Fabíola Soares, Gerente de Marketing do Shopping Anália Franco.


As clínicas serão ministradas por treinadores especializados e terão duração de 30 minutos. E cada sessão será dividida em parte teórica e técnica, com direito a uma simulação de competição no final, o que proporcionará uma experiência inédita na vida das crianças.

As inscrições devem ser feitas no local do evento, mediante a doação de 1 Kg de alimento não perecível por participante, que será doado para instituições de caridade, iniciando sempre na terça-feira anterior à data de cada modalidade. A criação e realização do evento é da NBCom Sports.

Keynes

Esta quem nos mandou foi o Professor Luiz Fernando de Paula, da UERJ, nosso amigo há vários anos. Ecomomista, acadêmico respeitado, conta sobre a criação da Associação Keynesiana Brasileira. O time de patronos é de peso. Vale conferir o relato:



"Em Encontro realizado no Instituto de Economia da UNICAMP, em 17-18 de abril deste ano, foi criada a Associação Keynesiana Brasileira (AKB), sociedade civil sem fins lucrativos aberta a filiações individuais e institucionais, que tem como objetivo desenvolver o conhecimento da teoria e da economia keynesiana, entendida como ciência social, mediante: (i) a criação de um fórum científico em nível nacional para o debate das questões de economia keynesiana; (ii) a promoção, ampliação e fortalecimento do intercâmbio entre os estudiosos da teoria e da economia keynesiana e das disciplinas correlatas, tais como Filosofia, Política, História e Sociologia; (iii) a promoção de encontros, congressos, conferências, cursos e atividades de atualização; e (iv) a divulgação de livros e periódicos relacionados à temática keynesiana.

Como teoria e economia keynesiana entende-se a compreensão da dinâmica de economias monetárias contemporâneas em que falhas sistêmicas intrínsecas ao funcionamento destas levam freqüentemente a situações de concentração de renda e de desemprego. Nesse sentido, tomando como base a teoria keynesiana e afins, a "mão invisível" do mercado não funciona adequadamente sem o complemento da mão visível do Estado. Em outras palavras, a intervenção do Estado, no sentido complementar aos mercados privados, é imprescindível para criar um ambiente institucional favorável às decisões de gastos privados (consumo e investimento), impactando, assim, a demanda efetiva.

A AKB, em suma, propõe-se a ser um fórum de fomento ao debate sobre a teoria e economia keynesiana, agregando profissionais de várias áreas das ciências sociais, com especial atenção a discussão sobre os rumos da economia e sociedade brasileira.

Como patronos da AKB foram escolhidos as seguintes pessoas que tiveram importância fundamental na divulgação das idéias e políticas keynesianas no Brasil: Fernando Cardim de Carvalho (UFRJ), Luiz Carlos Bresser Pereira (FGV-SP), Luiz Gonzaga Belluzzo (UNICAMP), Maria de Lourdes Rollemberg Mollo (UNB), Mario Possas (UFRJ) e Silvia Schor (USP).
A diretoria atual da Associação é composta por Fernando Ferrari Filho (UFRGS), Presidente; Luiz Fernando de Paula (UERJ), Vice-Presidente; Adriana Amado (UnB), Ana Rosa Mendonça (UNICAMP), Gilberto Tadeu Lima (USP), Marco Flávio Resende (UFMG) e Vanessa Petrelli Corrêa (UFU), Diretores.

A Associação Keynesiana Brasileira tem 62 sócio-fundadores. A lista completa dos sócios, assim como informações adicionais sobre a AKB, pode ser obtida no website:

http://www.ppge.ufrgs.br/akb

Ronaldinho Gaúcho vai para China doar bolas e prestar solidariedade às vítimas do terremoto


De São Paulo


O craque Ronaldinho Gaúcho, viajou para a China no último dia 29 de junho para participar de um “tour" pela Ásia. Sensibilizado com o forte terremoto que atingiu a província de Sichuan no mês de maio, o jogador fará sua primeira parada na cidade de Xangai para doar 50 bolas de futebol Nike para as vítimas da tragédia.


Gaúcho entregará as bolas com mensagens de apoio e solidariedade, que foram escritas pelas crianças do Instituto Ronaldinho (foto), instituição social que ele mantém em Porto Alegre, sua cidade natal. O atacante também doará outros produtos Nike, autografados por ele, que ajudarão a levantar fundos para a construção de novas escolas nas cidades devastadas pelo terromoto. A província de Sichuan foi a mais atingida pelo tremor de 7,8 graus na escala Richter, no dia 12 de maio.


O abalo matou e feriu centenas de milhares de pessoas.Escolas desabaram, crianças foram soterradas e bombeiros passaram noites em claro retirando sobreviventes dos escombros. Em vários casos, sobreviventes perderam pais, irmãos, uma família inteira. Enquanto os chineses tentam superar esse trauma e retomar à vida normal, Ronaldinho, que deve representar o País nos Jogos Olímpicos de Pequim, tentará levar um pouco de alegria às crianças chinesas

Lançamento de livro sobre rejuvenescimento


A maturidade como alidada

Livro da dermatologista Shirlei Borelli, com apoio cultural do Boticário, mostra como retardar o envelhecimento da pele, aliando o tratamento cosmético a hábitos mais saudáveis

Envelhecer é um processo natural, no entanto, existem alguns fatores que contribuem para acelerar o relógio biológico, como tabagismo, falta de atividade física, estresse e má alimentação. A correção desses aspectos depende de um estilo de vida saudável, que ajude o indivíduo a viver com mais saúde e qualidade de vida. Para mostrar como cuidar da pele e do organismo de maneira a desfrutar todas as idades com plenitude, a Dra Shirlei Borelli escreveu Até 120 anos...rejuvenescimento e cosmiatria, lançamento da Editora Senac São Paulo.

Dermatologista e pesquisadora do Centro de Estudos do Envelhecimento da Unifesp, a autora tem se dedicado a parcela da população com mais de 60 anos. O título, segundo ela, é um desejo de que todos alcancem Até 120 anos, saudação comumente usada pela cultura judaica para desejar vida longa a um ente querido. “O livro é um desejo de vida longa e bem vivida e também um aprendizado para quem está chegando a uma idade mais avançada”, comenta Shirlei.
Conduzindo a obra em forma de bate-papo, a médica mostra que é importante cuidar da saúde desde cedo, para se chegar à terceira idade mais jovem e disposto. Shirlei usa sua experiência profissional e pessoal para orientar sobre problemas e dilemas da pele em todas as etapas da vida, além de apresentar os métodos disponíveis no mercado para corrigir defeitos e prevenir o envelhecimento.


O livro funciona como um guia e proporciona ao leitor o entendimento dos vários mecanismos fisiológicos do corpo humano, as diferentes substâncias que podem beneficiar ou prejudicar o organismo. “A passagem dos anos, no aspecto psicológico, muitas vezes não acompanha a senescência fisiológica, havendo então uma necessidade de querer ter uma aparência mais jovem e vital”, diz o cirurgião Ivo Pitanguy, que assina a orelha do título.


Em dez capítulos, a médica mostra como é o processo de envelhecimento passo a passo e como é possível cuidar da saúde de maneira integral, além de indicar quais as vitaminas necessárias para prevenir a ação do tempo. Na primeira parte, afirma, por exemplo, que essa ação tem início entre 25 e 30 anos e que a partir dos 35 começam a surgir diferentes tipos de mudanças na pele, principalmente no rosto. Explica ainda que existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco (interno) e o extrínseco (externo). O primeiro é natural e o segundo é provocado por maus hábitos, como a exposição prolongada ao sol.

Na segunda parte a médica fala sobre as mudanças hormonais do organismo e como elas influenciam o aspecto da pele, além de apresentar quais são as substancias restauradoras e como tratar também das transformações psicológicas. Há ainda textos de importantes médicos brasileiros sobre hormônios, menopausa, andropausa ou radicais livres. A obra conta com o apoio cultural de O Boticário.


Sobre a autora


Shirlei Borelli é médica graduada pela Faculdade de Medicina do ABC com especialização em dermatologia pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), é também dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pesquisadora do Centro de Estudos do envelhecimento da Unifesp/EPM. No Brasil, é membro fundadora da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina, da Sociedade Científica Brasileira de Mesoterapia, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. No exterior, é membro da Sociéte Française de Mesothérapie, da American Academy of Dermatology e International Society for Dermatologic Surgery, da American Society, entre outras. Foi responsável pelo setor de cosmiatria da Faculdade de Medicina do ABC no período de 1985 a 2002. Autora do livro As idades da pele: orientação e prevenção, também publicado pela Editora Senac São Paulo, em 2003



Serviço:
Até 120 anos....Rejuvenescimento e Cosmiatria
Editora: Senac São Paulo
Autora: Shirley Borelli
Preço: R$ 50
Número de Páginas: 224
Lançamento: 3/07, 5ª
Horário: 19 horas

Livraria Cultura – Conjunto Nacional – Av Paulista, 2073