quinta-feira, 3 de abril de 2008

Programação do Centenário da ABI

Até o dia do aniversário da ABI, 7 de abril, quando acontecerá um grande show no Teatro Municipal, a data será festejada com música, sessão especial na ABL, lançamento de selo comemorativo e sessão de julgamento de casos de jornalistas pela Comissão de Anistia, entre outros eventos.

*Dia 1º de abril, Palácio Itamaraty do Rio, às 12h30: abertura das comemorações do centenário da Associação Brasileira de Imprensa. A apresentação do quarteto Bruce & Villa's Voz — Bruce Henri (contrabaixo), Leo Ortiz (violino), Fernando Moraes (piano) e Ricardo Costa (percussão e bateria) — será aberta ao público, com entrada franca.

*Dia 3, às 17h30: sessão da Academia Brasileira de Letras em homenagem à ABI, no Petit Trianon, com a participação do jornalista e escritor Moacir Pereira; do ex-Presidente da ABI, professor e historiador Fernando Segismundo; do jornalista Villas-Bôas Corrêa, decano da crônica política do País; do jornalista Cícero Sandroni, Presidente da Academia; e do acadêmico, jornalista e escritor Murilo Mello Filho. *Dia 4, às 10h: sessão de julgamento de processos de jornalistas, pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, na sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71). O Ministro Tarso Genro fará a abertura do ato, que será conduzido pelo Presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão Pires Júnior. *Dia 7, às 11h: lançamento do selo comemorativo do centenário, em ato com a presença do Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Carlos Henrique Custódio, sede da ABI. O selo põe em relevo a figura do fundador Gustavo de Lacerda e a imagem do Edifício Herbert Moses.

*Dia 7, às 20h: “Show do centenário”, com a participação da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky, e de Paulinho da Viola, no Teatro Municipal do Rio. A essa sessão de gala estarão presentes o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Governador Sérgio Cabral e outras personalidades de diferentes setores da sociedade, entre as quais dezenas das cerca de 180 que aceitaram o convite para integrar a Comissão de Honra do Centenário da ABI.
A programação do Centenário se estenderá até março de 2009, com iniciativas como exposições, seminários e edição de obras. Leia e acompanhe no ABI Online (www.abi.org.br).

Nenhum comentário: